Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Porto agrava perdas nos primeiros nove meses do exercício

A FC Porto – Futebol, SAD reportou perdas acumuladas de 37,90 milhões de euros no período entre 1 de Julho de 2015 e 31 de Março de 2016, contra prejuízos de 7,88 milhões um ano antes.

Manuel Araújo/Cofina
31 de Maio de 2016 às 23:54
  • ...

Nos primeiros nove meses do actual exercício fiscal, o clube dos azuis e brancos agravou os prejuízos face ao período homólogo da época fiscal de 2014-15, devido à diminuição dos proveitos operacionais.

Em comunicado divulgado na CMVM, a SAD portista reportou um resultado líquido atribuível a detentores de capital próprio da empresa-mãe negativo em 37.903.548 euros, quando nos primeiros nove meses do exercício anterior as perdas tinham sido bastante inferiores: 7.887.391 euros.

 

Só no terceiro trimestre, o agravamento também foi pronunciado, com o clube a registar perdas de 20,80 milhões de euros, contra lucros de 553.050 euros um ano antes.

A justificar o agravamento dos prejuízos, a SAD do Porto refere a diminuição dos proveitos operacionais que, excluindo proveitos com passes, foram reduzidos em 13,97 milhões de euros, atingindo agora os 57,36 milhões, "fundamentalmente devido à diminuição das receitas obtidas pela participação em provas europeias".

Em contrapartida, apesar de os custos operacionais - excluindo custos com passes – terem crescido ligeiramente no período em análise, os encargos salariais desceram em 704 milhões de euros.

 

Já as rúbricas relacionadas com passes de jogadores (amortizações e perdas por imparidade com passes e proveitos/custos com transacções de passes), estas tiveram um saldo líquido de 7,09 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 15,80 milhões relativamente ao período homólogo.

A SAD sublinha também que o capital próprio consolidado atingiu os 46,03 milhões de euros a 31 de Março de 2016, o que representa uma queda de 37,06 milhões face a 30 de Junho de 2015, "devido à incorporação do resultado líquido obtido no período".

 

O comunicado destaca ainda que o activo líquido diminuiu 6% após o fecho das últimas contas anuais, atingindo agora os 336,89 milhões de euros, pela diminuição dos valores a receber de clientes e do montante em caixa, ainda que o valor contabilístico do plantel tenha crescido 12,78 milhões neste exercício.

 

Por seu lado, o passivo total está em 290,85 milhões de euros, um aumento de 5% face a 30 de Junho de 2015. No entanto, o passivo remunerado diminuiu 7,69 milhões neste período.

No que diz respeito ao seu desempenho desportivo, o comunicado da SAD dos azuis e brancos diz que "os três primeiros trimestres da temporada foram desportivamente frustrantes: a equipa arrancou a época com bons desempenhos no campeonato nacional, na Taça de Portugal e na Liga dos Campeões, mas uma série de maus resultados – primeiro na Liga dos Campeões, depois também no campeonato – impediram que a equipa se mantivesse na discussão pelos principais troféus".

 

Além disso, "Julen Lopetegui foi substituído em Janeiro por José Peseiro no comando técnico, mudança que acabaria por não ter o impacto desejado nos resultados da equipa", refere o documento.

 

Peseiro, recorde-se, já não é o treinador do FCP, segundo o comunicado da SAD portista enviado na segunda-feira, 30 de Maio, à CMVM.

 

Nos próximos dias a SAD dos dragões deverá anunciar o nome do sucessor de José Peseiro, sendo que a generalidade das notícias publicadas no início da semana apontam o nome de Nuno Espírito Santo como o escolhido para o cargo. 


(notícia actualizada às 00:39)

Ver comentários
Saber mais SAD portista FCP Porto clube futebol resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio