Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Oficial: Mourinho sai do Chelsea por "mútuo acordo"

O Chelsea já oficializou a saída de José Mourinho do clube londrino, depois de terem chegado a acordo. Segundo a BBC, Mourinho vai somente receber uma compensação de pelos meses que faltam até ao final da época em curso.

A carregar o vídeo ...
  • 14
  • ...

José Mourinho já não é o treinador do Chelsea. Em comunicado, o clube londrino anunciou na sua página na internet que chegou a acordo com o treinador português para a rescisão do contrato. O Chelsea adianta que a decisão sobre o final da ligação contratual entre as duas partes foi alcançada por "mútuo acordo". 


"Todos no Chelsea agradecem a José Mourinho o seu imenso contributo desde que regressou ao cargo de ‘manager’ no Verão de 2013", refere o comunicado. O clube inglês refere-se mesmo ao português como o técnico "mais bem sucedido" ao longo dos 110 anos de história do Chelsea. O comunicado acrescenta que tanto o clube como o treinador "concordaram que os resultados não foram suficientemente bons este ano". 

Depois de regressar ao Chelsea no Verão de 2013, Mourinho apostou no rejuvenescimento da equipa, sagrando-se campeão da liga inglesa na última época. Contudo, este ano as coisas não têm corrido de feição ao técnico luso, estando o Chelsea actualmente na décima-sexta posição a 20 pontos do líder, o Leicester, treinado pelo seu rival italiano Claudio Ranieri, e apenas um ponto acima da linha de água. O Chelsea é mesmo o campeão em título com piores resultados de sempre na história do campeonato inglês, acumulando já nove derrotas em 16 jogos. Em toda a época passada, Mourinho perdeu apenas três jogos para a liga inglesa.

De acordo com Dan Roan, editor de Desporto da BBC, estação que avançou em primeira mão a notícia, o acordo alcançado entre José Mourinho e Roman Abramovich permitirá ao treinador luso receber uma compensação de 12 milhões de libras (quase 16,5 milhões de euros), o correspondente aos salários que o português receberia até ao final da época desportiva em curso.

 

Assim, Mourinho não vai receber os 40 milhões de libras (cerca de 55 milhões de euros) que a imprensa garante constar do contrato assinado entre o "Special One" e o clube inglês. Este montante tinha sido aventado ao longo das últimas semanas, marcadas pela especulação em torno do eventual afastamento do treinador português, que foi agora confirmado.

 

Ao contrário da situação verificada em 2007, quando Abramovich afastou do comando dos "Blues" o técnico português, desta feita Mourinho prescinde da indemnização correspondente aos salários que receberia nas próximas três épocas (2016-2017, 2017-2018, 2018-2019).

 

Isto porque o ainda campeão em título da liga inglesa renovou contrato com Mourinho no passado Verão, já depois de o ex-treinador do FC Porto, Real Madrid e Inter de Milão ter vencido o terceiro campeonato em Stamford Bridge. Mourinho e Abramovich prolongaram então a ligação até ao final da época 2018-2019.

 

"É importante ter esta estabilidade e esperamos que possamos ter sucesso no futuro. Disse quando regressei ao Chelsea, há dois anos, que tenho um sentimento especial por este clube e nada mudou. É um clube que está no meu coração e estou muito feliz em saber que vou continuar aqui durante um longo período", disse Mourinho em Agosto passado depois da renovação.

 

O português abandona o clube londrino como o técnico com melhor percentagem de vitórias de entre todos os treinadores com pelo menos 100 jogos disputados no campeonato inglês. O "Special One" venceu 66% dos 212 jogos disputados naquele que é considerado o campeonato mais competitivo do mundo. 


(Notícia actualizada às 15:45)

Ver comentários
Saber mais José Mourinho treinador do Chelsea Chelsea desporto futebol
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio