Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Luís Filipe Vieira diz que futuro financeiro do Benfica “está assegurado”

O activo “real” do Benfica é superior ao passivo, diz o presidente do clube, assumindo, contudo, que o afastamento da Champions penaliza as finanças da SAD. Em entrevista à “A Bola”, Filipe Vieira admite não ter dúvidas de que a Luz vai cumprir o “fair play financeiro” mas deixa críticas à proibição de fundos de investimento no futebol.

Acções do Benfica atingem mínimo histórico depois de derrota em Telavive
02 de Janeiro de 2013 às 12:38
  • ...

“O futuro do Benfica está assegurado”. É assim que o presidente do clube e da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) encarnada, Luís Filipe Vieira, responde à pergunta do jornal “A Bola” relativamente à situação financeira das águias.

 

“Temos um activo que supera o passivo e temos, sobretudo, um activo que, por razões de prudência não pode ser reconhecido no balanço, mas que existe e que tem a ver com o real valor dos nossos jogadores. O nosso activo real é bem superior ao passivo exigível e isso é o que nos garante o futuro”, justifica o presidente do Benfica na entrevista ao jornal desportivo.

 

De acordo com o relatório e contas relativo ao primeiro trimestre fiscal desta época (Junho e Setembro de 2012), a SAD das águias registava, a 30 de Setembro, um passivo de 411 milhões de euros, comparável com um activo de 421 milhões de euros.

 

“Os capitais próprios consolidados a 30 de Setembro de 2012 são positivos no montante de 9,7 milhões de euros, o que representa uma variação de 23,9 milhões de euros face ao valor que apresentavam a 30 de Junho de 2012”, indicava o mesmo documento, salientando que a melhoria se devia ao lucro de 24,2 milhões de euros naquele período.

 

Em relação às finanças da SAD na restante época, Luís Filipe Vieira assume que o facto de o Benfica ter sido afastado da Liga dos Campeões “complica as contas”. “Nada que com imaginação e trabalho não se consiga ultrapassar”, diz o empresário.

 

Benfica vai cumprir “fair play” financeiro da UEFA

 

Sobre o “fair play financeiro”, que o órgão do futebol europeu UEFA quer implementar na próxima época para garantir a sustentabilidade dos clubes, Luis Filipe Vieira mostra-se concordante. “Entendo que os clubes, e em especial o Benfica, que me diz respeito, devem ter um balanço equilibrado. Por isso, não vejo qualquer problema em que haja regulação no sentido de impedir que os clubes gastem mais do que o que conseguem receber”, diz à “A Bola”. Nesse sentido, o presidente da Luz não tem dúvidas de que aí se irão cumprir as exigências (os clubes não podem ter prejuízos acima de 45 milhões nas duas épocas anteriores a 2013/2014).

 

A permitir um reequilíbrio da balança de resultados do clube estarão, segundo Luís Filipe Vieira, as receitas televisivas. Este ano, o acordo que liga o Benfica à Olivedesportos (dona da SportTV) chega ao fim e o clube irá colocar os jogos que se realizam na Luz na Benfica TV, o seu canal próprio. Não há ainda um modelo para que isso aconteça.

 

“A única coisa que nesta altura lhe posso dizer é que estamos a trabalhar nesse modelo e quando for oportuno diremos qual é o caminho que iremos seguir”, disse o presidente ao jornal.

 

“Há fundos e fundos”

 

Na entrevista ao jornal “A Bola”, Luís Filipe Vieira criticou ainda a decisão da UEFA de limitar os fundos de investimento em jogadores, já que vai ser proibida a partilha de passes dos atletas. No Benfica, existe o Benfica Stars Fund, entidade à qual a SAD costuma ceder direitos económicos de jogadores.

 

“Estaria de acordo em limitar os fundos que ninguém conhece e cuja origem é muitas vezes duvidosa. Mas no nosso caso fizemos o Benfica Stars Fund com total transparência, com a aprovação e debaixo da supervisão da CMVM [Comissão do Mercado de Valores Mobiliários]”, continua o responsável.

 

“Não tenho duvidas em afirmar que se trata de uma medida discriminatória, pouco sustentada, meramente política e contra os países mais pequenos e que tem conseguido dar cartas na Europa. Acho que a UEFA devia reconhecer que há fundos e fundos”, conclui.

Ver comentários
Saber mais Benfica SAD Benfica Benfica Stars Fund Luís Filipe Vieira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio