Notícia
Luís Figo é candidato à presidência da FIFA
A FIFA está sempre associada a "escândalos". O antigo internacional português quer mudar isso. Daí que se vá candidatar contra Blatter, que está na presidência da FIFA há 17 anos, assumiu em entrevista à CNN.
Luís Figo é candidato à presidência da FIFA, o organismo que gere o futebol a nível mundial. A informação foi dada pelo antigo futebolista português à CNN.
"Se pesquisarmos na internet por FIFA, a primeira coisa que aparece é ‘escândalo’. Não são palavras positivas. É isso que temos de começar a mudar para tentar melhorar a imagem da FIFA. O futebol merece muito melhor do que isto", declarou o antigo internacional pela selecção nacional numa entrevista exclusiva à CNN. À CNN, o antigo futebolista explicou que as acusações de subornos e de problemas na atribuição dos Mundiais de 2018 à Rússia e de 2022 ao Qatar lhe deram motivos para avançar contra Blatter. Foi feito um relatório sobre corrupção na escolha do organizador do Mundial de 2002 mas o documento, 430 páginas nunca foi tornado público. Foi reduzido pela FIFA a 42 páginas. Segundo o investigador, as conclusões do sumário são diferentes das suas.
O antigo jogador do Sporting, Inter, Real Madrid e Barcelona acredita que é necessário "mudar a liderança, a forma de gestão, a transparência e a solidariedade" naquela entidade. "Acho que este é o momento para isso". É por isso que Figo se vai candidatar contra Joseph Blatter, naquele órgão desde 1998, e que já anunciou que ainda não deu o seu trabalho por concluído. Na corrida pela presidência da FIFA está também o príncipe jordano Ali bin Al Hussein, vice-presidente desde 2011. David Ginola, antigo futebolista, Jérôme Champagne, antigo dirigente da FIFA, e Michael van Praag, presidente da federação holandesa, são outros dos nomes candidatos.
Os nomes têm de ser apresentados até esta quinta-feira, 29 de Janeiro. Conforme conta a CNN, Figo já tem o apoio de cinco associações que sejam membros da FIFA – mas não as quis revelar. Sabe-se que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é uma delas. "É uma enorme honra para a FPF apoiar e suportar a candidatura de Luís Figo à presidência da FIFA. Dissemos, no início do nosso mandato, que tudo faríamos para que a FPF tivesse uma maior representatividade nos órgãos de decisão do futebol mundial. Este é mais um passo", disse Fernando Gomes, presidente da federação.
Entretanto, há já uma candidatura oficial em vídeo. "Devo ao futebol o que sou. Chegou a hora de retribuir o que recebi. Decidi candidatar-me a presidente da FIFA".
Figo promete uma "visão reformadora", já que vê a "necessidade de dar mais transparência a uma instituição que vai perdendo credibilidade". "Ao longo das últimas semanas, meses, anos, assisti a uma acentuada degradação da imagem da FIFA. A FIFA tem de voltar a ser uma instituição respeitada e acarinhada em todo o mundo".
"O futebol, o jogo, tem de voltar a ser o foco da FIFA". "Podem contar comigo".
À CNN, Figo deixou palavra de esperança: "Pode-se jogar contra a equipa mais forte e contra a equipa mais fraca e nunca sabemos quem vai ganhar. Às vezes, achamos que vamos perder e ganhamos e, outras vezes, pensamos que vamos ganhar e acabamos por perder. É essa a beleza do futebol. É essa a beleza de concorrer. Não é fácil mas acredito".
A FIFA conta, na sua história com mais de um século, com oito presidentes até ao momento, segundo o site oficial. Foi fundada em 1904.
1) Robert Guerin, França- 1904-06
2) Daniel Burley Woolfall, Inglaterra- 1906-18
3) Jules Rimet, França- 1921-54
4) Rodolphe William Seeldrayers, Bélgica - 1954-55
5) Arthur Drewry, Inglaterra- 1955-61
6) Stanley Rous, Inglaterra- 1961-74
7) João Havelange, Brasil - 1974-98
8) Joseph S. Blatter, Suíça- 1998-actualidade
(Notícia actualizada com mais informações às 13h37)