Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mota-Engil ganha contrato para ligar a Tanzânia ao Burundi e Ruanda por mais de mil milhões

O consórcio detido em 50% pela Mota-Engil foi o escolhido pela Tanzânia para ligar este país ao Burundi e ao Ruanda, segundo a Bloomberg, que cita fontes ligadas ao processo.

O Haitong avalia as acções da Mota-Engil em 2,00 euros, o que implica um potencial de valorização 40%. A recomendação é de neutral.

O banco de investimento assinala que a Mota-Engil expandiu a sua actividade para África e América Latina, que são agora os seus mercados mais importantes. No final do primeiro semestre a construtora tinha uma carteira de encomendas de 4,6 mil milhões de euros, com a o mercado europeu a ter um peso de apenas 20%. O Haitong estima que a dívida líquida de 1,5 mil milhões de euros desça nos próximos tempos devido à venda da Ascendi. “Contudo, a companhia ainda não conseguiu atingir um crescimento orgânico no seu ‘cash flow’ de forma a mostrar que pode reduzir a alavancagem de uma forma sustentada”, refere o Haitong, assinalando que apesar do potencial de valorização, a recomendação é neutral devido à “necessidade de uma maior clareza sobre as encomendas em África”.
Bruno Simão
02 de Fevereiro de 2017 às 18:02
  • 8
  • ...

A Tanzânia escolheu o consórcio constituído pela portuguesa Mota-Engil e pela turca Yapi Merkezi para construírem cerca de 400 quilómetros de linha férrea que vai ligar o país ao Burundi e ao Ruanda, revelam fontes próximas do processo, que pediram anonimato porque os detalhes do negócio são confidenciais, noticia a Bloomberg.

 

O consórcio é detido em partes iguais pela empresa portuguesa liderada por Gonçalo Moura Martins (na foto) e pela Yapi.

 

O custo associado ao contrato será superior a mil milhões de euros, de acordo com a mesma fonte.

 

A agência de informação americana adianta que, no mês passado, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan fez uma visita à Tanzânia com o intuito de estreitar os laços entre os dois países.

A Mota-Engil encerrou a sessão desta quinta-feira, 2 de Fevereiro, a cair 3,15% para 1,567 euros.

Ver comentários
Saber mais Mota-Engil Tanzânia Yapi Merkezi Burundi Ruanda Gonçalo Moura Martins Recep Tayyip Erdogan
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio