Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lula da Silva formalmente investigado no Brasil por relações com Odebrecht

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, está a ser investigado pelo Ministério Público pelas suas relações com a construtora Odebrecht que, depois de ter terminado o mandato presidencial, terá levado Lula da Silva em várias viagens.

Bloomberg
Alexandra Machado amachado@negocios.pt 16 de Julho de 2015 às 20:31

O Ministério Público Federal está a investigar o ex-presidente brasileiro Lula da Silva, para aferir se houve tráfico de influência junto de políticos de outros países para que fossem atribuídos contratos à construtora Odebrecht.  

De acordo com os jornais brasileiros, as obras investigadas teriam financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o banco de fomento brasileiro. Os contratos em investigação foram formalizados entre 2011 e 2014 - já depois de Lula da Silva ter terminado o seu mandato de presidente - em particular no Panamá e Venezuela. 

O Globo noticiou em Abril que a Odebrecht pagou uma viagem de Lula da Silva a três países: Cuba, República Dominicana e Estados Unidos da América. Esta viagem, realizada em 2013, foi confirmada pela Odebrecht que disse, então, não haver nada de ilegal nisso. Nessa viagem, Lula da Silva viajou com Alexandrino Alencar, director de relações institucionais da Odebrecht, detido no âmbito da operação Lava Jato, que investiga os contratos da Petrobras com grandes construtoras. Também detido nesse âmbito foi o presidente da própria construtora, Marcelo Odebrecht.

 

Já a Veja noticiou em Fevereiro deste ano que o sobrinho de Lula da Silva, chamado Taiguara Rodrigues dos Santos, foi contratado pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidroeléctrica de Cambambe, em Angola. No mesmo ano, em 2012, a construtora conseguiu no BNDES um financiamento para realizar esse projecto em Angola. A Veja questiona: coincidência?


Em Junho deste ano foram, por outro lado, divulgados telegramas que revelavam que o governo de Lula intervinha junto de governos de outros países para beneficiar empreitadas brasileiras, entre elas a Odebrecht.

Segundo o portal UOL, o inquérito foi aberto no passado dia 8 de Julho, mas só esta quinta-feira 16 de Julho foi comunicado. De acordo com o UOL, em Maio o Ministério Público Federal pediu explicações ao Instituto Lula, ao BNDES e à Odebrecht sobre as relações entre o ex-presidente e a construtora.

De acordo com o Globo, o Ministério Público converteu, agora, um procedimento preliminar de investigação em procedimento investigatório criminal.


Contactado pelos jornais brasileiros, o Instituto Lula
diz ter recebido a notícia da investigação formal "com surpresa", já que na semana passada entregou as informações solicitadas. No entanto, acrescenta que "faz parte das atribuições do Ministério Público investigar denúncias e vemos isso como uma oportunidade de comprovar as legalidades e lisuras das actividades do Instituto Lula", afirmou a assessoria de imprensa da entidade.

Ver comentários
Saber mais lula da silva brasil odebrecht construção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio