Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Construção recua 4,7% em Fevereiro

A produção na construção continua abaixo da linha de água, o que tem um impacto negativo ao nível do emprego e das remunerações no sector.

Stringer/Reuters
11 de Abril de 2016 às 11:57
  • ...

O índice de produção na construção recuou 4,7% em Fevereiro em termos homólogos, ou seja, no comparativo com o mesmo mês de 2015. A par, os índices de emprego e remunerações caíram 5,3% e 4,6%, respectivamente.

Dados revelados esta segunda-feira, 11 de Abril, pelo Instituto Nacional de Estatística, monstram que o índice de produção na construção registou em Fevereiro uma variação homóloga negativa de 4,7%. Este recuo foi semelhante ao registado em Janeiro deste ano, sendo que a tendência de queda tem vindo a acentuar-se em termos homólogos desde Setembro de 2015, altura em que o indicador se fixou nos -2,9%.

Os dois segmentos que compõem o indicador de produção na construção tiveram comportamentos distintos ao longo deste mês de Fevereiro. O segmento de "Construção de Edifícios" suavizou a queda homóloga, passando de -5,2% em Janeiro para -4,8%.

Já o segmento de "Engenharia Civil" acentuou o recuo homólogo, dos 4,1% registados em Janeiro para 4,4% observados no mês seguinte.


O sentimento negativo estende-se aos índices de emprego e de remunerações no sector. O emprego no sector da construção diminuiu 5,3% em Fevereiro face ao mesmo mês do ano anterior, e perdeu 0,1% no comparativo entre os dois primeiros meses de 2016.

Em relação às remunerações, acentuaram o recuo homólogo, fixando-se nos -4,6% em Fevereiro (face a -3,7% em Janeiro). No comparativo mensal há uma inversão da tendência, com o indicador das remunerações a avançar 0,7% entre Janeiro e Fevereiro. 

Ver comentários
Saber mais Engenharia Civil Instituto Nacional de Estatística construção e obras públicas INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio