Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Queda da construção abranda em Janeiro

Em Janeiro a variação homóloga do índice de produção na construção registou uma queda mais ligeira. Em termos mensais, em Janeiro verificou-se mesmo a primeira subida em seis meses. Os índices de emprego e de remunerações na construção também registaram uma quebra homóloga.

Bloomberg
Negócios 11 de Março de 2015 às 12:37
  • ...

Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o índice de produção na construção registou uma variação homóloga de -4,0% em Janeiro, evolução que compara com os -5,4% que tinham sido verificados em Dezembro. Houve, portanto, uma variação menos negativa em Janeiro último comparativamente com igual período do ano passado. Os dados referidos têm por base a média móvel dos últimos três meses.

 

Assim, no primeiro mês de 2015, o índice de produção na construção foi de 55,3 pontos. De acordo com os dados do INE, neste período, tanto o índice da Construção de Edifícios como o de Engenharia Civil verificaram uma evolução mais favorável face ao mês anterior.

 

O índice da Construção de edifícios teve uma variação homóloga de -3,8%, face aos -4,7% registados em Dezembro. Já o índice de Engenharia Civil teve uma variação de -4,3%, comparativamente aos -6,5% registados em Dezembro.

 

No entanto, considerando apenas a evolução em cadeia, em Janeiro o índice mensal da construção registou mesmo a primeira evolução positiva dos últimos seis meses, avançando dos 55,1 pontos registados em Dezembro de 2014 para os 55,3 pontos.

 

Quanto aos índices de emprego e de remunerações na construção, em Janeiro verificou-se uma diminuição homóloga de 1,7% e 3,2%, respectivamente.

 

No caso do índice de emprego, a queda de 1,7% compara com a redução homóloga de 1,6% vista em Dezembro, enquanto no índice de remunerações a redução de 3,2% acontece depois da quebra de 5,3% registada no último no último mês do ano comparativamente com o período homólogo. Relativamente ao último mês de 2014, em Janeiro o índice de emprego teve uma taxa de variação de -0,8%, ligeiramente pior do que os -0,7% registados em Janeiro de 2014.

 

Já o índice de remunerações teve uma variação homóloga de -3,2%, face à queda homóloga de 5,3% verificada em Dezembro, enquanto na comparação em cadeia as remunerações diminuíram 17,2%. Em Janeiro de 2014 a evolução em cadeia havia sido de -19,0%. Estas últimas evoluções estarão relacionadas em parte com o habitual pagamento do subsídio de Natal.

Ver comentários
Saber mais INE índice de produção índice de emprego índice de remunerações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio