Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Construção recuou em Fevereiro

Em Fevereiro, o índice de produção na construção recuou 0,7% depois de ter estagnado em Janeiro. Já em termos homólogos, o sector da construção registou uma variação menos negativa em Fevereiro relativamente à variação verificada no primeiro mês do ano.

Krisztian Bocsi / Bloomberg
09 de Abril de 2015 às 12:21
  • ...

Os dados divulgados esta quinta-feira, 9 de Abril, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o índice de produção na construção, em Fevereiro, registou uma variação em cadeia de -0,7%. Assim, em Fevereiro o sector da construção voltou a recuar depois de no primeiro mês do ano, mês em que registou uma variação de 0%, ter interrompido uma série de seis meses consecutivos em queda.

 

Ainda assim, os dados do INE mostram que em termos homólogos a queda no sector da construção voltou a abrandar em Fevereiro. Depois de recuar 3,8% em Janeiro, a construção registou uma quebra homóloga de 3,2% no segundo mês deste ano. Estes dados apresentados têm por base a média móvel dos últimos três meses.

 

A queda menos acentuada registou-se nos segmentos da construção de edifícios e de engenharia civil. Em termos homólogos, depois de cair 3,5% em Janeiro, a construção de edifícios recuou 3,1% em Fevereiro, enquanto o segmento de engenharia civil teve uma descida homóloga de 3,5% em Fevereiro, isto depois de ter descido 4,2% em Janeiro.

 

Também o índice de emprego no sector da construção teve uma variação menos negativa no segundo mês do ano. Se numa perspectiva de evolução mensal, em Fevereiro este índice caiu 0,5% depois de ter recuado 0,6% em Janeiro, em termos homólogos a quebra de 0,9% registada no segundo mês do ano denota uma clara melhoria face à queda de 1,3% que havia sido registada em Janeiro.

 

Pelo seu lado, o índice de remunerações na construção registou uma variação homóloga de -3,1% em Fevereiro, depois da queda de 3,3% verificada em Janeiro. No entanto, comparativamente com o mês anterior, o mês de Fevereiro confirmou um aumento das remunerações na construção de 1,7%. Este crescimento verifica-se depois de em Dezembro este índice ter recuado 17,7% em termos mensais, queda justificada pela habitual atribuição de subsídio de Natal aos trabalhadores no mês de Dezembro.

Ver comentários
Saber mais INE construção civil remunerações emprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio