Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Construção em clara recuperação no arranque do ano

O sector da construção sofreu duras quedas nos últimos 11 anos. 2017 parece ser de inversão, com os primeiros quatro meses a serem de crescimento. E é a construção de edifícios que está a impulsionar o sector.

Reuters
09 de Junho de 2017 às 11:27
  • 5
  • ...

O índice de produção do sector da construção cresceu 1,6% em Abril, tendo em consideração a média móvel dos últimos três meses. Este é o quarto mês consecutivo de crescimento, segundo os dados divulgados esta sexta-feira, 9 de Junho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

A série do INE recua até Março de 2006, com a produção na construção a cair consecutivamente desde então. Não há valores positivos até se chegar a 2017. Nos últimos 11 anos, a primeira valorização homóloga positiva aparece em Janeiro deste ano. E os meses seguintes foram todos de crescimento.

 

As notícias parecem ser positivas para o sector da construção que esteve em contracção nos últimos anos. Ainda assim, Abril representou um abrandamento no crescimento do sector, já que em Março o aumento tinha sido de 2,7%, o maior de toda a série. E o abrandamento não está relacionado com efeitos de calendário, uma vez que o INE revela o indicador ajustado de efeitos de sazonalidade e calendário.

 

A contribuir para esta evolução está sobretudo a construção de edifícios. Neste caso, o índice de produção aumentou em Abril 3,1% face ao mesmo período do ano passado, sendo este o quinto mês consecutivo de aumentos.

 

Já a área de engenharia civil continua a revelar dificuldades, tendo caído 0,7% em Abril, depois de um aumento de 0,2% em Março, o único mês em que cresceu.

 
"O índice de emprego no sector da construção aumentou 2,0% em termos homólogos (2,5% em Março). Comparativamente com o mês anterior, o índice de emprego apresentou uma taxa de variação de -0,6% (variação de -0,1% em Abril de 2016)", segundo o INE.

Já o "índice das remunerações efectivamente pagas registou uma taxa de variação homóloga de 0,1% (1,2% em Março)."

 

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística construção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio