Notícia
Edifícios licenciados crescem 28,1%
Novos dados do INE para o primeiro trimestre revelam que o sector da construção continua a mostrar sinais positivos. Crescem as obras licenciadas e as concluídas.
O número de edifícios licenciados no primeiro trimestre cresceu 28,1% face ao período homólogo, elevando para 4900 o número de edifícios com licenças de construção. Os dados positivos sobre o sector da construção foram revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Também em relação aos últimos três meses do ano, o número de licenciamentos de edifícios subiu 11,9%.
O licenciamento de obras é um indicador antecipado sobre a evolução futura do sector da construção, já que a licença para construir é um dos primeiros passos para lançar uma obra.
Os dados preliminares divulgados pelo instituto estatístico mostram um crescimento nas licenças emitidas mas também das obras concluídas entre Janeiro e Março deste ano. Assim, foram dadas como terminados 2.900 edifícios em Portugal no período em análise, mais 15,9% do que no período homólogo e mais 8,9% do que nos últimos três meses do ano passado.
A maior parte dos edifícios licenciados destinaram-se a construções novas e destas a maior fatia foi para habitação familiar.
O aumento homólogo do número de edifícios licenciados aconteceu por todo o país, tendo a variação mais elevada acontecido na Área Metropolitana de Lisboa (68,8%). Por outro lado, o crescimento mais baixo aconteceu no Algarve (6,1%).
No caso das obras terminadas, a maior destas destinou-se a construções novas para habitação familiar. Também neste caso, foi na Área Metropolitana de Lisboa que se registou o maior crescimento no número de edifícios concluídos (65,7%).