Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Na bolsa de Lisboa, os investidores vão estar focados na petrolífera Galp e, lá fora, na Apple. Há novos dados sobre a inflação portuguesa.

  • ...
Galp tem novos co-CEO

A administradora financeira (CFO), Maria João Carioca, e o vice-presidente executivo para a área Comercial, João Diogo Silva, foram os dois nomes escolhidos para partilhar, de forma interina, o cargo de CEO da Galp. O anúncio foi feito na sexta-feira, já após o fecho do mercado, pelo que os acionistas vão mostrar na sessão desta segunda-feira a sua avaliação à escolha.

Inflação portuguesa terá ficado em 3%

A variação homóloga da inflação em dezembro terá aumentado para 3% em dezembro, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE). Esse aumento na reta final do ano deveu-se sobretudo à subida mais acentuada dos preços da energia e dos produtos alimentares não transformados (alimentos frescos). O gabinete de estatísticas vai divulgar esta segunda-feira os dados finais.

Líderes rumam à China

Vai ser uma semana de olhos postos na China. Depois de uma visita oficial da ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, ao país, durante o fim de semana, o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE) Philip Lane e o governador finlandês Olli Rehn participam em painel no Asian Financial Forum em Hong Kong. Goldman Sachs e UBS também vão organizar, ao longo da semana, conferências na China sobre a economia asiática.

Governance da Apple em foco

Tem início esta segunda-feira em Londres o julgamento contra a Apple, acusada de abuso de posição dominante e práticas anticoncorrenciais da sua App Store. Este fim de semana foi também conhecido que o conselho de administração da gigante tecnológica recomendou aos investidores que votassem contra uma proposta dos acionistas para abolir os programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) da empresa.

Preços do petróleo corrigem?

A dias de passar a liderança da Casa Branca a Donald Trump, Joe Biden impôs mais um pacote de sanções à indústria petrolífera da RússiaAs medidas - que visam duas empresas que gerem mais de um quarto das exportações de crude da Rússia por via marítima - foram anunciadas na sexta-feira e levaram os preços a disparar mais de 4%. 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio