Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp avança com primeiro carregamento de gás natural dos EUA

O contrato, cujo primeiro carregamento avançou esta semana, tinha sido firmado em maio de 2018. Para além do acordo com a Venture Global, do Louisiana, a Galp tem outros semelhantes com a NextDecade, do Texas, e também com a  Cheniere, de Houston.

Alexandre Azevedo
16 de Abril de 2025 às 08:56
  • ...

A Galp anunciou esta quarta-feira ter recebido o primeiro carregamento de gás natural liquefeito (LNG, na sigla em inglês) da norte-americana Venture Global, marcando o início da execução do contrato de fornecimento de longo prazo estabelecido entre as duas empresas. Este fornecimento foi realizado a partir da unidade de exportação Calcasieu Pass, localizada no estado de Louisiana, nos Estados Unidos.

O contrato de compra e venda, assinado a 2 de maio de 2018, tem uma duração de 20 anos e prevê o fornecimento de 1 milhão de toneladas por ano de LNG à energética portuguesa. A receção deste primeiro carregamento, a 15 de abril de 2025, aciona formalmente os direitos e obrigações de "take-or-pay", um mecanismo contratual comum no setor que implica o pagamento do fornecimento, mesmo que o gás não seja retirado, indica a Galp, em comunicado enviado à CMVM.

Ao regulador, a empresa sublinha que esta entrega representa um passo importante na estratégia de diversificação do seu portefólio energético, reforçando a sua presença no mercado global de gás natural e aumentando a flexibilidade na gestão de fornecimentos. "A entrega bem-sucedida deste primeiro carregamento reforça a posição da Galp no setor do gás natural e LNG, diversificando e acrescentando flexibilidade ao seu portefólio", refere.

Esta aposta insere-se no reposicionamento da Galp enquanto player relevante na transição energética, com enfoque crescente em fontes de energia menos poluentes e em mercados internacionais com elevada liquidez, como é o caso do mercado de LNG norte-americano. A Calcasieu Pass, da Venture Global, tem sido um dos principais motores da recente expansão da capacidade de exportação de gás dos EUA, em resposta à procura europeia, acentuada após a crise energética provocada pela guerra na Ucrânia.

A entrada em operação deste contrato é também vista como um passo estratégico para reforçar a segurança energética de Portugal e da Europa, numa altura em que o continente continua a procurar alternativas ao gás russo. A administração da Galp tem destacado a importância de parcerias estruturantes para assegurar o aprovisionamento a longo prazo e a competitividade da empresa no contexto global.

Após a assinatura do contrato com a Venture Global, a Galp assinou um outro semelhante, em 2022, com a NextDecade, no Texas, que garante o fornecimento, pela empresa norte-americana, de um milhão de toneladas de gás natural liquefeito, e também com a  Cheniere, de Houston.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio