Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal de fora de recolha de cómodas da Ikea

O grupo sueco garante que não tem "qualquer relatório de incidentes no país" com as cómodas e aparadores que vão ser recolhidos nos EUA e no Canadá, onde estão em causa 35,6 milhões de unidades.

29 de Junho de 2016 às 16:29
  • ...

"A decisão de recolha das cómodas Ikea não será aplicada em Portugal", avançou esta quarta-feira, 29 de Junho, fonte oficial da Ikea Portugal.

Em resposta escrita ao Negócios, a direcção da maior retalhista mundial de mobiliário e decoração, adianta que "tendo em conta que todas as cómodas Ikea cumprem com os requisitos obrigatórios de estabilidade, esta decisão não será aplicada nos restantes mercados, incluindo em Portugal".

A companhia sueca vai ter de recolher - e ressarcir ou oferecer um kit de fixação à parede - 29 milhões de cómodas com a sua insígnia, nomeadamente do modelo Malm, que vendeu nos Estados Unidos. E, adicionalmente, os donos de 6,6 milhões de móveis iguais comercializados desde meados dos anos noventa no Canadá.

Em causa está, avançaram as autoridades estatais que protegem os consumidores daqueles dois países, a ocorrência de incidentes, que desde 1989 causaram alegadamente a morte de seis crianças pequenas naqueles mercados.

A Ikea Portugal, contudo, em resposta dada esta quarta-feira, 29 de Junho, assegurou: "Não temos qualquer relatório de incidentes no país". "Assim", continua fonte oficial, "todos os clientes que nos contactaram sobre este tema foram devidamente esclarecidos sobre o facto de não estarmos a recolher estes artigos em Portugal".

Reitera então a subsidiária portuguesa da companhia sueca que as cómodas que têm a sua marca "cumprem os requisitos de segurança em vigor em todos os mercados onde são vendidas" e que "não constituem perigo quando fixadas à parede, com acessórios de ferragem incluídos na embalagem dos produtos e que são também disponibilizados gratuitamente em todas as lojas Ikea, conforme explicado nas instruções de montagem".

A retalhista Ikea tem, actualmente, quatro lojas em Portugal. A outra companhia do grupo sueco, a Ikea Industries, é ainda dona de uma unidade de produção de móveis em Paços de Ferreira.

E embora se recuse a adiantar os números de vendas das cómodas, nomeadamente Malm - as mais afectadas pelas recolhas nos Estados Unidos e no Canadá - fonte oficial da Ikea Portugal afirma: "Apesar de não revelarmos dados de vendas locais, podemos avançar que as cómodas Ikea são dos produtos com maior aceitação no mercado português".

Ver comentários
Saber mais Ikea Malm recolha Paços de Ferreira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio