Notícia
Jerónimo Martins põe primeira "joaninha" na Eslováquia e planeia mais quatro "em breve"
Jerónimo Martins diz que a estreia da Biedronka representa "um marco histórico" por constituir a entrada de um novo 'player' ao mercado eslovaco nos últimos 20 anos.
A Jerónimo Martins estreou-se na Eslováquia com a abertura do primeiro supermercado Biedronka, a marca da "joaninha" que figura como a joia da coroa do grupo, em Miloslavov, perto da capital, Bratislava, mas planeia expandir "em breve" a outras quatro cidades naquele país, o quarto onde que passa a operar, depois de Portugal, Polónia e Colômbia.
Em comunicado, enviado às redações, a Jerónimo Martins enfatiza que a entrada da Biedronka na Eslováquia figura como "o primeiro passo de internacionalização dado por uma insígnia de retalho alimentar do grupo" e "representa um marco histórico por se tratar da chegada de um novo 'player' ao mercado eslovaco nos últimos 20 anos".
Esta quarta-feira, a dona do Pingo Doce inaugurou o primeiro supermercado e um centro de distribuição, mas tem mais aberturas na calha. "A Biedronka vai abrir em breve lojas noutras cidades eslovacas, nomeadamente em Zvolen, Považská Bystrica, Nové Zámky e Senica, numa estratégia que visa concretizar de forma gradual a expansão da insígnia a outras regiões da Eslováquia", adianta.
No arranque da operação na Eslováquia, entre lojas, centro de distribuição e sede, a Biedronka emprega um universo de aproximadamente 300 trabalhadores.
"Hoje é um dia feliz para o grupo Jerónimo Martins porque estamos a chegar a um país novo para nós, com a nossa marca Biedronka, no ano do seu 30.º aniversário. Acreditamos que podemos fazer uma diferença positiva na Eslováquia e estaremos empenhados em trabalhar em estreita colaboração com os fornecedores eslovacos para construir a melhor oferta possível, aos preços mais baixos, para os consumidores e famílias eslovacas", diz o presidente do conselho de administração e administrador-delegado, Pedro Soares dos Santos, citado na mesma nota.
A primeira loja da Biedronka na Eslováquia oferece um sortido de 3.400 produtos. Com uma área de venda de 876 metros quadrados, dispõe de seis caixas "self-checkout" e três tradicionais, assim como de uma máquina do sistema de depósito e retorno de embalagens.
"A nossa prioridade é oferecer aos clientes eslovacos alimentos frescos e de alta qualidade aos preços mais baixos. Desde o início deste projeto que também nos concentrámos na parceria com fornecedores eslovacos, com os quais desenvolvemos várias marcas próprias, em que se destacam a frescura, a qualidade e a sustentabilidade", realça, Maciej Lukowski, CEO da Biedronka Eslováquia.
Na Polónia detém a Biedronka, descrita como maior cadeia de supermercados do país, que celebra o seu 30.º aniversário em 2025, e líder de mercado, com 3.720 lojas e mais de 81.000 colaboradores, o que a torna no maior empregador da Polónia e na segunda maior empresa do país em termos de receitas. Na Polónia, a Jerónimo Martins detém ainda a rede de lojas de beleza Hebe, que está também na Chéquia e na Eslováquia.