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Jerónimo Martins planeia mais de 300 aberturas este ano, a maioria na Polónia e Colômbia
A expansão da Jerónimo Martins nas três geografias onde operava em 2024 absorveu 40% do Capex. Programa de investimento para 2025 prevê no caso de Portugal a abertura de uma dezena de supermercados Pingo Doce, a par com a remodelação de 50 outros.
A Jerónimo Martins planeia investir aproximadamente 1,1 mil milhões de euros em 2025, em linha com os últimos anos, prevendo abrir mais de 300 lojas, a grande maioria na Polónia e na Colômbia, enquanto em Portugal espera inaugurar uma dezena de supermercados Pingo Doce, à semelhança de 2024.
À luz do plano, divulgado a par com os resultados financeiros de 2024, a retalhista prevê entre 130 a 150 aberturas líquidas de lojas Biedronka e reforçar a rede da Hebe com 30 localizações na Polónia, assim como mais de 150 lojas Ara na Colômbia, a juntar à integração de aproximadamente 70 antes operadas pela Colsubsidio. Em ambos os países a Jerónimo Martins pretende também "cortar a fita" de um novo centro de distribuição que, no caso do seu principal mercado, se soma aos 17 já existentes.
Já na Eslováquia, onde se estreou no início deste mês com a Biedronka, a estratégia passa por abrir pelo menos 50 lojas da marca da "joaninha" até ao final de 2026, como revelado anteriormente, depois de ter arrancado a operação com três lojas e um primeiro centro de distribuição.
A Jerónimo Martins terminou 2024 com 6.081 lojas incluindo 532 em Portugal (489 supermercados Pingo Doce e 43 Recheio), ano em que investiu 1.006 milhões de euros, dos quais 31% em Portugal. A expansão absorveu 40% do Capex do ano, com a inauguração de um total de 385 lojas que representaram, em concreto, 352 adições líquidas.
Para 2025 há também investimento a canalizar para reestruturar lojas já existentes. Em Portugal, o Pingo Doce, que "tem contado com o sucesso do conceito de loja 'All About Food', prosseguirá com o seu programa de remodelações, que deverá abranger cerca de 50 lojas", enquanto na Polónia devem ser abrangidas entre 250 a 275 lojas Biedronka, indica a retalhista.
A Jerónimo Martins tinha ao serviço um universo de 139.907 trabalhadores nas três geografias onde operava em 2024, incluindo aproximadamente 34.500 em Portugal, tendo criado, ao todo, 5.558 empregos, ano em que pagou 1.058 milhões de euros em impostos, ou seja, mais do que os 1.006 milhões de euros que investiu.