Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ikea vai pagar mais de 11 euros por hora a funcionários no Reino Unido em 2016

A cadeia de mobiliário sueca anunciou que irá pagar aos nove mil funcionários do Reino Unido pelo menos 7,85 libras/hora a partir de Abril de 2016, acima do ordenado mínimo recentemente anunciado de 7,20 libras/hora.

Miguel Baltazar/Negócios
20 de Julho de 2015 às 10:00
  • 1
  • ...

O Ikea é a primeira empresa de retalho no Reino Unido a anunciar que vai pagar aos funcionários acima do novo salário mínimo nacional a partir do próximo ano, escreve esta segunda-feira, 20 de Julho, a BBC. Os funcionários que trabalham em Londres – onde o custo de vida é maior - vão receber 9,15 libras/hora (cerca de 13,17 euros), enquanto os restantes empregados serão recompensados com 7,85 libras/hora (cerca de 11,3 euros).

Estes valores ficam acima dos 7,20 libras/hora (cerca de 10,36 euros) anunciados pelo Governo no início deste mês e que deverão ser pagos a todos os funcionários com 25 anos ou mais a partir de Abril do próximo ano. O salário mínimo actual para maiores de 21 anos é actualmente de 6,50 libras/hora (cerca de 9,35 euros).

O Ikea está a usar como referência para este aumento não o salário mínimo, mas o valor base calculado pela Living Wage Foundation, que define, de forma independente, o valor mínimo com que se pode ter uma vida condigna no Reino Unido, explica o Mirror.

"É um momento histórico", considerou Rhys Moore, da Living Wage Foundation, salientando que o Ikea é a primeira empresa de retalho nacional "a anunciar um compromisso" com o valor mínimo por hora que permita às pessoas no reino Unido ter uma vida condigna.

O Ikea anunciou que não só vai superar o novo valor mínimo anunciado pelo Governo, como o fará para funcionários com menos de 25 anos.

Esta medida representa aumentos para mais de 4.500 funcionários na empresa, escreve o The Guardian.

Ver comentários
Saber mais Ikea Reino Unido Londres Governo Living Wage Foundation Rhys Moore política ordenados emprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio