Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Venda na Grécia ajuda lucro do Crédit Agricole a disparar para 12 vezes mais

O banco francês, segundo maior accionista do BES, apresentou um lucro trimestral 44% melhor do que o esperado pelos analistas. As acções estão a subir, em Paris, para máximos de 2011. Os bons números não evitaram, contudo, um embaraço. Os resultados foram publicados na segunda-feira à noite quando deveriam ter sido divulgados apenas esta terça-feira.

06 de Agosto de 2013 às 09:22
  • 2
  • ...

O Crédit Agricole apresentou resultados acima do previsto no segundo trimestre deste ano. A razão para a surpresa foi a Grécia, a principal responsável pelas perdas anuais que o banco registou nos últimos anos (incluindo o prejuízo recorde de 2012).

 

O resultado líquido do banco francês ficou em 696 milhões de euros entre Abril e Junho do presente ano, número 12 vezes superior aos 56 milhões de euros de lucro no período homólogo, de acordo com os números divulgados pela instituição no site.


O lucro apresentado pelo banco relativo ao segundo trimestre é 44% superior aos 481,6 milhões de euros que eram antecipados, em média, pelos analistas consultados pela agência Bloomberg.

 

“Os resultados do segundo trimestre confirmam a tendência dos três primeiros meses do ano. O grupo apresenta um novo perfil e adapta-se ao contexto económico e regulamentar”, indica o CEO Jean-Paul Chifflet no comunicado de resultados.

 

No semestre, o lucro ficou-se em 1.165 milhões de euros quando, no ano anterior, se situava nos 367 milhões. Os valores anuais serão “significativamente positivos”, garantiu o presidente executivo da instituição, citado pela agência Bloomberg.

 

Os valores do ano passado integravam as perdas operacionais que a instituição liderada por Chifflet contabilizava na Grécia, com a unidade bancária Emporiki, agora já fora das suas mãos.

 

O Crédit Agricole, segundo maior accionista do português BES (tem uma participação directa de 10,8% e é detentor do 26,4% do Bespar que, juntamente com o Espírito Santo Financial Group, detém 35% do banco nacional), apresentou um resultado bruto de exploração de 1.486 milhões de euros no trimestre, um crescimento homólogo de 3,2%.


Na Bolsa de Paris, o banco esteve já a disparar mais de 5% a reagir aos resultados, estando neste momento a marcar uma valorização de 2,5%. O Crédit Agricole negoceia nos 8,035 euros, o que corresponde à cotação mais elevada desde Agosto de 2011.

 

O “Financial Times” dá conta de uma falha na publicação dos resultados. Apesar de não ser possível saber em que altura exacta foram divulgados, é certo que, por “erro técnico”, um dos documentos de apresentação de resultados apareceu no site do banco antes do previsto. Os resultados deveriam sair apenas na terça-feira de manhã mas, no dia anterior à noite, já estavam no site.

 

Ver comentários
Saber mais Crédit Agricole Grécia BES Jean-Paul Chifflet
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio