Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

SLN Valor não chega a acordo sobre dívida de 471 milhões ao Estado

Os antigos accionistas da ex-SLN, antiga dona do BPN, não chegaram a um entendimento com os credores. O Estado, através da Parvalorem, representa 93% da dívida de 509 milhões de euros da SLN Valor.

Pedro Elias/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 20 de Outubro de 2016 às 16:25

"Não foi alcançado acordo". A SLN Valor, que reúne os antigos accionistas da Sociedade Lusa de Negócios (hoje, Galilei SGPS, em insolvência), não chegou a qualquer entendimento para a redução da sua dívida. Não vai haver revitalização. Fugir à insolvência fica mais difícil. 

 

A 19 de Outubro, foi declarado encerrado, sem sucesso, o Processo Especial de Revitalização (PER) pedido em Maio passado. "Cumpre assim (…), sem que tivesse existido tempestivamente acordo, concluir estar o processo negocial encerrado e consequentemente declarar encerrado o processo de revitalização", indica o comunicado colocado no portal Citius. 

 

A SLN Valor tem uma dívida global de 509 milhões de euros, segundo o apuramento feito pelo administrador de insolvência Francisco Areias Duarte no âmbito do PER. Um total de 471 milhões, ou 93% do total, é perante a Parvalorem, a sociedade estatal que ficou com os créditos tóxicos do Banco Português de Negócios.

 

Já era antecipável que não houvesse acordo para a revitalização da SLN Valor. "À partida não se perspectiva a possibilidade da pretendida revitalização vir a ocorrer, sendo o cenário mais previsível o da futura insolvência desta sociedade", tinha declarado a Parvalorem ao Expresso em Setembro passado.

Além da Parvalorem, que não quis fazer comentários ao Negócios, havia ainda créditos reconhecidos sobre a SLN Valor de particulares e da Abreu Advogados.

 

A SLN Valor detinha 31,7% da Galilei, a ex-SLN, cujo grande activo era o BPN. A queda do BPN, em 2008, tirou a grande fonte de dividendos ao grupo SLN e, daí, aos seus accionistas, de que a SLN Valor é exemplo. A Galilei, sem o banco, está em insolvência. Só que, ao contrário da SLN Valor, o PER da Galilei SGPS foi apresentado mas os credores, mais uma vez com o Estado à cabeça, recusaram-no. Em Setembro, o relatório da insolvência da Galilei foi aprovado. O Estado tinha 1.300 milhões de euros a recuperar da Galilei. 

 

A SLN Valor era, até 29 de Março, liderada por Alberto Figueiredo, que era accionista também da antiga SLN, e contava, também até essa data, ainda com quatro vogais da administração (António Cavaco, Fernando Cordeiro, Lina Araújo e Patrícia Rosa), de acordo com informações constantes no Portal de Justiça. Não há informações publicadas sobre quem é a nova liderança da sociedade através da qual Oliveira Costa mantinha o controlo sobre toda a esfera do BPN, como indiciou o Ministério Público nas investigações feitas à gestão do banco, nacionalizado em 2008.

Ver comentários
Saber mais SLN Valor Sociedade Lusa de Negócios Processo Especial de Revitalização PER da Galilei SGPS Parvalorem BPN
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio