Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brasileiros vão investir 50 milhões na transformação de antiga têxtil em Felgueiras

O grupo Europar vai converter as antigas instalações da Belcor num empreendimento com um “retail park” e 104 apartamentos.

14 de Maio de 2024 às 10:37
  • 3
  • ...

Fundada pelos sócios Luís Correia de Sousa Areias e Belmiro Ferreira, em 1954 abria, em Felgueiras, junto à Estrada Nacional 101, a Belcor, produtora de "fios-condensados, cardados, penteados, gasados e mercerizados e tecidos-panos de lençol, popelines, lonas, gabardines, cambraias e outras fantasias de algodão e terylene", lê-se em documentação dessa época.

 

Inicialmente de pequenas dimensões, apenas com dois volumes de um único piso, a Belcor tornou-se gigante nas décadas seguintes, mas começou a perder competitividade nos finais dos anos 80, tendo entrado em declínio na década seguinte, acabando por fechar em 2006, estando o imóvel devoluto e ao abandono desde então.

 

Entretanto, o grupo brasileiro Europar, que já detém o Retail Moita e o Retail Évora em Portugal, adquiriu as antigas instalações da Belcor, onde irá construir um empreendimento imobiliário, num investimento estimado em 50 milhões de euros.

"O evento oficial de lançamento da primeira pedra está simbolicamente previsto para o próximo dia 13 de julho, dia em que se celebra a Cidade de Felgueiras", avança, em comunicado, a Retail Mind, consultora especialista em retalho e responsável pelo desenvolvimento, comercialização e "masterplan" do projeto.

No lugar onde funcionou a Belcor irá nascer um projeto de utilização mista, que compreenderá um "retail park", com cerca de sete mil metros quadrados de área bruta locável, um posto de abastecimento, com diversos serviços, um "stand alone" e uma zona destinada a habitação, com 104 apartamentos.

 

O Felgueiras Retail Park, que a Retail Mind garante que está já 100% comercializado, contará com um supermercado da cadeia alemã Aldi, uma Max Mat, uma Rádio Popular, o Espaço Casa e uma Fábrica dos Óculos, "sendo que estão previstas outras grandes marcas para os restantes espaços, que serão anunciadas em breve", sinaliza a mesma consultora.

Com inauguração prevista para o primeiro trimestre do próximo ano, o empreendimento "irá dispor de painéis fotovoltaicos e postos de carregamento elétricos, estimando-se que será responsável pela criação de cerca de 300 postos de trabalho, diretos e indiretos".

 

"O Felgueiras Retail Park será um projeto de singular importância para a cidade de Felgueiras e um ponto de referência e interesse para toda a região", enfatiza Marcos Matrowitz, CEO da Europar, considerando que se trata de "um empreendimento que trará nova vida às históricas instalações da Belcor, com uma abordagem inovadora, de utilização mista, com características de transversal interesse".

 

"É com grande satisfação que vejo este projeto sair do papel e começar a ganhar forma. Representa o culminar de mais de dois anos de trabalho", realça Vitor Rocha, CEO da Retail Mind.

 

Além do Felgueiras Retail Park, a Retail Mind adianta que "três novos empreendimentos comerciais que serão desenvolvidos em Portugal continental e ilhas serão anunciados em breve".

 


(Notícia atualizada às 11:15)
Ver comentários
Saber mais europar belcor têxtil retail park felgueiras apartamentos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio