Notícia
Santander reitera interesse em analisar Novo Banco
O presidente executivo do banco espanhol voltou a manifestar o interesse na instituição que ficou com os "activos bons" do BES. Ao mesmo tempo, o Santander excluiu qualquer interesse no Monte Dei Paschi.
O Santander reforçou o interesse em analisar o Novo Banco, admitiu o presidente executivo do banco espanhol, Javier Marín (na foto), na conferência com os analistas desta terça-feira, 4 de Novembro, segundo o El País.
Na semana passada, Javier Marín esteve em Portugal e referiu que, "como todos os mercados em que estamos é nossa obrigação analisar as oportunidades", referindo-se ao Novo Banco. Contudo, o responsável assumiu que esta hipótese tem de ser vista com base em critérios "muito estritos de rentabilidade".
O Santander aguarda pelos resultados da auditoria às contas do banco actualmente liderado por Eduardo Stock da Cunha. Além disso, o Novo Banco continua a ser analisado pelo Banco Central Europeu (BCE), no âmbito dos testes de stress às maiores instituições europeias.
Monte Dei Paschi descartado
Javier Marín excluiu ainda qualquer hipótese de o Santander estar interessado no Monte dei Paschi. "Não houve quaisquer contactos", disse o presidente executivo no mesmo evento, citado pela mesma fonte.
O banco italiano teve um dos piores desempenhos nos testes de stress do BCE. Foram identificadas necessidades de capital de 2,1 mil milhões de euros.
A conferência com os analistas decorreu no âmbito da apresentação dos resultados nos primeiros nove meses do ano. O Santander melhorou em 32% os lucros até Setembro para 4.361 milhões de euros, números que ficaram acima das estimativas.