Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Santander defende que CGD e BCP ganharam mais depósitos do Banif que Totta

"Que a notícia da TVI tem impacto na liquidez do Banif é evidente", admite Vieira Monteiro, que recusa ter sido o principal beneficiário da saída de depósitos após a notícia.  

Bruno Simão
  • ...

O Santander Totta argumenta que a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Comercial Português beneficiaram mais do que o Santander Totta com a saída de depósitos do Banif após a notícia da TVI de 13 de Dezembro.  


"Que a notícia da TVI teve impacto na liquidez do Banif é evidente", disse Vieira Monteiro na audição desta quarta-feira, 11 de Maio, na comissão de inquérito ao Banif. O presidente executivo do Totta quis mesmo dizer para onde foi o dinheiro.  


Segundo Vieira Monteiro, o Santander ficou com 242 milhões de euros saídos do Banif "contra os 367 milhões na Caixa Geral de Depósitos e 316 milhões no BCP". "Foi 14% que está dentro da nossa quota de mercado", declarou.  


"Até 11 de Dezembro, a Caixa Geral de Depósitos tinha uma percentagem de 12% do dinheiro a entrar e a sair do Banif. Entre 14 e 18 [após a notícia de 13], essa percentagem passou de 12% para 25%. Após de 18 de Dezembro, a percentagem passou para 19%. A média de Dezembro, estamos a falar de 21%", declarou Vieira Monteiro aos deputados.  


Em relação ao BCP, o líder do Totta voltou a fazer esse caminho: o BCP tinha, até 11 de Dezembro, 19% dos depósitos saídos do Banif, subindo o valor em causa (59 milhões) para 183 milhões.


A 13 de Dezembro, a TVI passou em rodapé uma notícia que dava conta do fecho do Banif e, mesmo depois de desmentida, levou a uma saída de 960 milhões de euros de depósitos na semana seguinte.

Ver comentários
Saber mais Santander Totta Caixa Geral de Depósitos Banco Comercial Português Banif Vieira Monteiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio