Notícia
Sabadell lança oferta de compra sobre o britânico TSB
O Sabadell ofereceu uma contrapartida para a compra do TSB que implica um prémio de quase 29%. O conselho de administração do TSB já revelou que está disponível para recomendar os accionistas a aceitarem a proposta. O Lloyds, liderado por António Horta Osório, detém 50% do banco britânico.
A Sky News tinha noticiado que o Sabadell e o TSB estavam em negociações. Esta manhã o banco britânico já confirmou que "recebeu uma proposta preliminar do Sabadell", tendo recebido uma oferta de compra de 340 pence por acção, o que corresponde a um prémio de 28,7% face ao valor de fecho das acções na última sessão (264,10 pence).
As acções do TSB estão a disparar 26,77% para 334,80 pence, aproximando-se da contrapartida oferecida pelos espanhóis do Sabadell e avaliando o banco britânico em 1,7 mil milhões de libras (2,4 mil milhões de euros). Já o banco espanhol viu suspensa a negociação em bolsa. Antes de serem suspensos, os títulos do Sabadell seguiam a cair 7,52% para 2,299 euros.
No comunicado emitido esta quinta-feira, 12 de Março, o TSB revela que o seu conselho de administração "indicou ao Sabadell que está disponível para recomendar a oferta ao preço proposto", o que sugere que a concretização do negócio não deverá encontrar muitas barreiras.
Uma das vozes que terá de ser ouvida é a do Lloyds, banco que detém 50% do capital do TSB.
No comunicado é revelado que, com base nas negociações preliminares, o "conselho de administração do TSB acredita que o Sabadell pode apoiar e acelerar a estratégica de crescimento do TSB no retalho", bem como entre as pequenas e médias empresas (PME).
"O Sabadell espera financiar a operação numa base de capital", sendo que se prevê que a transacção seja "amplamente neutral para os resultados do Sabadell no curto prazo", adianta o mesmo comunicado que foi redigido com o consentimento do Sabadell, salienta.