Notícia
Sabadell acorda compra do britânico TSB ao Lloyds
O banco espanhol, que avalia a sétima maior instituição financeira britânica em 2.350 milhões de euros, vai realizar um aumento de capital para concretizar a compra do TSB.
O conselho de administração do Banco Sabadell aprovou quinta-feira por unanimidade a apresentação de uma oferta pública para adquirir a totalidade das acções do britânico de TSB por 340 pence (cerca de 4,8 euros) por acção, anunciou a instituição em comunicado ao regulador do mercado espanhol.
O preço de aquisição supõe uma avaliação do TSB de cerca de 1,7 mil milhões de libras (2.350 milhões de euros).
No comunicado, a administração do Sabadell refere que a oferta conta com o apoio do TSB que recomendou aos seus accionistas que a aceitem.
No âmbito do acordo alcançado entre o banco espanhol e o Lloyds , o Sabadell vai adquirir um total de 49.999.999 acções do TSB, representativas de cerca de 9,99% do seu capital social. O Lloyds comprometeu-se por outro lado a aceitar a oferta relativamente às restantes acções do TSB de que é titular (cerca de 40,01%).
Para concretizar a operação, o Sabadell vai realizar um aumento de capital de 1.600 milhões de euros.
A imprensa espanhola destaca esta manhã que a operação agora confirmada pelo Sabadell seguir os passos do Santander e BBVA e entrar no sector bancário britânico através de um banco de retalho.
Em comunicado, António Horta-Osório, CEO do Lloyds, afirmou que a venda da participação no TSB "é um passo significativo e positivo para o grupo e vai permitir-nos atender aos compromissos com a Comissão Europeia, bem antes de terminado o prazo final estipulado".