Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Renegociação de empréstimos à habitação duplicou em três meses

As renegociações de créditos começaram a ser mais expressivas em outubro de 2022, ainda antes de ter saído o diploma do Governo que veio isentar de custos estas operações.

Para beneficiar da isenção de IMT, as entidades terão de ter revendido imóveis nos dois anos anteriores.
Alexandre Azevedo
03 de Fevereiro de 2023 às 09:21
  • ...

As famílias estão a renegociar os contratos com os bancos para reduzir as prestações mensais da casa e em dezembro 22% das novas operações de crédito foram reestruturações. No mesmo mês do ano anterior tinham sido apenas 6%.


A notícia faz a manchete do Público desta sexta-feira, com o jornal a avançar, também, um aumento das amortizações antecipadas de empréstimos. Num caso e noutro, este tipo de operações começou a ser mais expressiva em outubro, quando a subida das taxas de juro começou a ser mais evidente a ainda antes de ter sido publicado o diploma que veio isentar de custos estas operações. 


Em consequência, o peso dos empréstimos dados pela primeira vez pelos bancos caíram em outubro e novembro, passando de 90% para 83% do total. E mais ainda em Dezembro, com os novos empréstimos a representarem  78% do stock mensal, de acordo com os dados do Banco de Portugal.

Ver comentários
Saber mais BPI empréstimos renegociação crédito habitação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio