Notícia
Governo prepara apoio à renda para quem perde rendimentos e acaba com vistos gold
A medida dirige-se a quem perca rendimento por situação de divórcio, rendimento ou doença, segundo o Expresso. Vistos gold vão mesmo acabar. Medidas sobre empréstimos à habitação ainda em estudo.
O Governo está a preparar um novo apoio ao arrendamento para quem perde rendimento por situação de divórcio, rendimento ou doença, segundo o Expresso.
A medida está a ser preparada para o Conselho de Ministros sobre habitação marcado para a próxima quinta-feira, dia 16, onde o Governo deverá confirmar a intenção de acabar com os vistos gold.
De acordo com o semanário, não há ainda nada decidido no caso dos empréstimos à habitação. O Governo estará ainda a avaliar as conclusões de um estudo do Banco de Portugal.
Diz o jornal que os socialistas consideram que a medida aprovada para renegociação do crédito à habitação, a partir de uma taxa de esforço de 36%, está a ter pouco impacto.
Incentivos fiscais à colocação no mercado de arrendamento de casas destinadas a alojamento local e devolutas, ou transformação de solos até aqui dedicados a comércio e serviços em habitação são outras medidas que estão em cima da mesa.
O primeiro-ministro anunciou na semana passada que iria avançar com um conjunto de alterações relativamente à habitação, disponibilizando mais terrenos públicos para habitação e criando "um forte incentivo à construção de habitação por promotores privados" através de benefícios fiscais.
As imobiliárias têm defendido apoios ao arrendamento em função do rendimento. "A maioria dos casos de sobrelotação acontece sem o conhecimento dos senhorios", disse o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), a propósito do incêncio na Mouraria que fez duas vítimas mortais.Ne