Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS quer ter acesso a auditorias internas da CGD

O partido já pediu ao conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos para enviar os vários relatórios de auditoria interna. Entre 2000 e 2015, foram realizadas mais de duas mil ações sobre entidades do grupo CGD

Miguel Baltazar
15 de Abril de 2019 às 18:21
  • 3
  • ...
O PS quer ter acesso aos vários relatórios de auditoria interna da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Isto depois de, entre 2000 e 2015, se terem realizado mais de duas mil ações sobre entidades do grupo CGD. O pedido já foi feito ao banco estatal liderado por Paulo Macedo. 

"No seguimento do ofício n.º 71/19 do conselho de administração da CGD aferimos terem ocorrido, entre os anos 2000 e 2015, 2.181 ações de auditoria interna sobre entidades do Grupo CGD, estruturas centrais e processos, rede comercial e sistemas de gestão da qualidade, sistemas de gestão", lê-se no comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 15 de abril. 

Neste sentido, o vice-presidente da bancada do PS João Paulo Correia pediu à administração do banco estatal os vários relatórios de auditoria interna "ao financiamento a grandes empresas, aos fundos de investimento imobiliário, à sucursal de Espanha, à Caixa - Banco de Investimento e à gestão de risco". 

Este pedido é feito no âmbito da segunda comissão parlamentar de inquérito à gestão da CGD. Nesta iniciativa, os deputados já ouviram os responsáveis da EY que realizaram a auditoria a 16 anos de gestão do banco público. E revelou que foram concedidos créditos perante o parecer desfavorável da direção de risco. 

Mas também o atual governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e o antigo governador, Vítor Contâncio, além dos órgãos de fiscalização da instituição financeira: Manuel de Oliveira Rego, o antigo revisor oficial de contas, e Paz Ferreira, ex-presidente da comissão de auditoria da CGD. 

Esta terça-feira será a vez de os deputados ouvirem o testemunho de Alexandre Santos, diretor de empresas sul da CGD.
Ver comentários
Saber mais banca Caixa Geral de Depósitos João Paulo Correia PS comissão parlamentar de inquérito
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio