Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Prémios à gestão do Novo Banco? "É uma polémica perdida", diz António Ramalho

O CEO do Novo Banco relembra que os prémios não são auto-atribuídos. São definidos por uma comissão de remunerações e apenas poderão ser pagos no final do período de reestruturação.

Pedro Catarino
19 de Maio de 2021 às 11:06
  • 1
  • ...
António Ramalho considera que a questão em torno dos prémios atribuídos à gestão do Novo Banco é uma "polémica perdida". O CEO da instituição financeira que nasceu com a resolução do BES está a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito. 

"Os prémios de gestão nunca foram auto-atribuídos", começou por dizer o gestor aos deputados, numa audição realizada esta quarta-feira, 19 de maio. "Isto não é um banco da idade média. Tem comissões para todas as decisões e uma comissão de remunerações que determinar todas as condições" referentes às remunerações fixas e variáveis. 

Esta comissão é liderada por Byron Haynes, o também presidente do Conselho Geral e de Supervisão do Novo Banco. 
ETag: " 20210505103641="" expires:="" wed="" 19="" may="" 2021="" 10:38:53="" gmt="" feature-policy:="" microphone="" camera="" self="" pragma:="" cache="" referrer-policy:="" strict-origin-when-cross-origin="" strict-transport-security:="" max-age="31536000" x-content-type-options:="" nosniff="" x-frame-options:="" sameorigin="" x-xss-protection:="" 1="" mode="block" x-cms-fs:="" fc-cr-fct0-fkey-="" x-sid:="" 26="" content-disposition:="" inline="" filename="NB_Relat%c3%b3rio%20e%20Contas%202020.pdf" background-color="4283586137" javascript="allow" full-frame="" pdf-viewer-update-enabled="" data-mce-fragment="1">Por outro lado, diz o CEO do banco, "não foi, nem será pago qualquer prémio até ao fim do período de reestruturação", naquela que Ramalho diz ter sido uma vontade do banco. 

Por fim, o gestor adiantou que não havia restrições para que a administração não pudesse receber prémios a partir de 1 de julho de 2020. O banco é que decidiu prolongar essa proibição até terminar a reestruturação.

"Somos o único banco que não terá prémios durante este período", referiu. E frisou: este tema "é uma polémica perdida. Niguém lá em casa vai concordar comigo".

Ramalho esclareceu ainda que "60% do meu prémio é prémio por cumprimento de objetivos", de acordo com aquilo que ficou definido no acordo com Bruxelas. 

O Novo Banco revelou, no relatório de 2020, que foi atribuído um bónus diferido de 1,86 milhões de euros à gestão. 

Na terça-feira, Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, voltou a dizer que a atribuição deste prémio "é um erro" e que "não cabe na política atual do banco tomar essas decisões".

Salários acima? Bruxelas permitiu
Na terça-feira, a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua afirmou que o presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem um salário acima do permitido e é pequeno acionista da Nani Holdings, a entidade que representa a Lone Star no capital do banco. 

Na audição desta quarta-feira, Ramalho disse que o Novo Banco não está impedido de definir estruturas salariais acima do valor, mas sim de pagar. A Comissão Europeia concordou que em casos em que os salários são ligeiramente superiores houvesse um diferimento do valor, referiu o gestor. 

Ramalho disse ainda não ser acionista da Nani Holdings. E remeteu para a explicação que vem no relatório e contas de 2020.

O documento refere que os "membros do conselho de administração executiva e alguns membros do conselho geral e de supervisão adquiriram em 2018 (...) com recurso a fundos próprios, participações numa estrutura de investimento indireta no Novo Banco, a qual foi (e é controlada) pela LSF Nani", que detém indiretamente uma participação de 75% no capital do Novo Banco. 

Este investimento, diz, "representa uma participação substancialmente inferior a 1% do Novo Banco e não tem qualquer impacto finaneiro no banco, nem no exercício das funções". 

(Notícia atualizada com mais informação.)

Ver comentários
Saber mais Novo Banco António Ramalho
Mais lidas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio