Notícia
Pablo Forero: "Venda do Novo Banco é importante para Portugal recuperar o rating"
O presidente do BPI defende que a venda do Novo Banco à Lone Star "é importante para Portugal recuperar o rating ‘investement grade’". Pablo Forero valoriza o facto de este dossiê ter ficado fechado. E diz que o risco de o Fundo de Resolução ter de pôr mais 3.890 milhões no banco "é muito remota".
A venda do Novo Banco "é importante para Portugal recuperar o rating ‘investement grade’", defendeu Pablo Forero, presidente do BPI, na apresentação de resultados do banco. Para o banqueiro espanhol, a conclusão do negócio "é um passo muito importante para a estabilidade do sistema financeiro português e para a credibilidade de Portugal e da sua banca".
Forero acredita que, "tendo em conta aquilo que foi a história do BES, era impossível encontrar uma situação óptima para o Novo Banco". E apesar de estar previsto que o Fundo dez Resolução venha a injectar até 3.890 milhões de euros na instituição para cobrir perdas com activos problemáticos, o gestor considera esta possibilidade "muito remota".
Sobre o processo interposto pelo BCP, o banqueiro diz ser uma acção "muito razoável", até porque não pretende suspender a venda do Novo Banco. E diz que para o resto da banca e para Portugal, "o importante é que o negócio esteja fechado".