Notícia
Nuno Amado: "Teria sido interessante ir ao Banif, mas não podíamos"
O BCP gostaria de ter ido ao processo de venda do Banif, mas o banco não podia participar por causa da ajuda estatal de que ainda beneficia. Em conferência de imprensa, o líder do BCP deixa ainda interrogações sobre a resolução do Banif.
"Teria sido interessante podermos olhar para o Banif. Foi uma pena, mas não podíamos" lamentou Nuno Amado esta segunda-feira, 1 de Fevereiro, na apresentação dos resultados do banco.
"Infelizmente, não pudemos concorrer", afirmou o presidente do BCP.
Sobre a solução que acabou por ser adoptada no caso do Banif, Nuno Amado elogiou o facto de se ter promovido consolidação no sector. "Foi uma boa solução. Faz sentido porque vai no caminho da consolidação".
No entanto, o banqueiro deixou no ar críticas ao tempo gasto no dossiê Banif.
"Com o tempo que houve e com tanta discussão que houve como se chegou onde se chegou?", questionou o presidente do BCP.
Amado deixou no ar outras questões sobre a forma como foi resolvido o problema do Banif: "porque foi feito nestas condições? Porquê a pressa?" E justificou as suas dúvidas: "quem vende uma casa à pressa vende sempre por pouco. Quando se venda um activo é importante ter tempo para o fazer bem".
O banqueiro levantou ainda dúvidas sobre os custos da intervenção. "Porque não correu melhor? Porque não teve um custo inferior? É importante que haja respostas."
(Notícia actualizada com mais declarações)