Notícia
Novo Banco reembolsa mais 700 milhões em dívida garantida pelo Estado
O banco vai pagar ao Estado mais uma parte do empréstimo de 3.500 milhões contraído após a crise financeira de 2008. Há cerca de um mês tinha pago mil milhões.
O Novo Banco vai reembolsar antecipadamente mais 700 milhões de euros em dívida sénior garantida pelo Estado, avançou ao Negócios fonte da instituição. O objectivo é diminuir o nível de dívida garantida e conseguir alguma poupança no pagamento de comissões.
Este é o segundo reembolso antecipado em cerca de um mês, depois de a 11 de Novembro o banco ter abatido 1.000 milhões. Ficam por pagar 1.800 milhões.
O empréstimo agora pago faz parte de três operações de financiamento com garantia estatal, com um valor global de 3.500 milhões de euros, realizadas após a crise financeira de 2008 pelo então Banco Espírito Santo.
Os créditos foram transferidos para o Novo Banco após a resolução e expiravam entre o final de 2015 e o início de 2016, mas a maturidade foi prolongada ao abrigo de um acordo entre Bruxelas e Lisboa. Por beneficiarem de garantia Estatal, estes créditos pagam uma comissão extra, que agrava os custos.
Uma das linhas tem maturidade a 23 de Dezembro. As restantes expiram em Janeiro e Fevereiro do próximo ano.