Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nogueira Leite convidado para CGD e desconvidado uma semana depois

Pedro Passos Coelho convidou Nogueira Leite para presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e, uma semana depois, retirou o convite.

05 de Maio de 2013 às 23:30
  • 1
  • ...

A revelação foi feita ontem, numa entrevista ao jornal Público em que o professor catedrático e também gestor não executivo da EDP Renováveis admite que o Primeiro-ministro "talvez se tenha precipitado" quando fez o convite e que "depois talvez tenha reflectido melhor". "Falou com algumas pessoas e recuou", afirmou Nogueira Leite, admitindo que uma dessas pessoas terá sido Vítor Gaspar, entre "outras personalidades".

O convite e posterior recuo chegaram a ser noticiados na altura, mas só agora António Nogueira Leite falou abertamente sobre o assunto. O economista acabaria depois por integrar o conselho de administração do banco do Estado, mas na qualidade de vice-presidente, com a liderança entregue a José Matos, naquela que terá sido, afinal, uma escolha pessoal do ministro das Finanças, Vítor Gaspar.

Porque aceitou então integra a administração da Caixa? Nogueira Leite reconhece também agora que cometeu "um erro ao ter assumido funções de administrador da CGD naquelas circunstâncias", mas sublinha que, enquanto lá esteve, foi "leal aos dois presidentes [Faria de Oliveira e José Matos", assim como aos seus "colegas". "É claro que pelo ministro das finanças só fui convidado para administrador executivo", remata.

No final do ano passado, Nogueira Leite apresentou a sua demissão e saiu em divergência com José Matos. Sobre a sua saída disse agora que "Na CGD havia uma estratégia, mas o accionista não estava atento e não dava cobertura para a desenvolver". Afirma que "houve uma certa funcionalização da CGD errada" e que se sentiu "impotentepar alterar a situação. "OGoverno estava indeciso sobre o que devia ser a CGD. E como sou um profissional não quero ter a minha reputação arruinada por estar naquela situaçãoe ter de lidar com um accionista que não sabe o que quer", concluiu.

Pronunciando-se sobre a actual situação do país, o economista afirmou que Vítor Gaspar "está muito longe da realidade" e que nas Finanças "devia haver alguém com bons conhecimentos da Administração Pública, Alguém com as competências do dr. Paulo Macedo".

Ver comentários
Saber mais Nogueira Leite CGD Passos Coelho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio