Notícia
Moody’s sobe ratings da CGD, Santander, BPI, Crédito Agrícola e Banco Montepio
BCP e Novo Banco mantém avaliações. Na semana passada, a agência de notação financeira elevou o "outlook" da dívida soberana de Portugal, que passou de estável para positivo.
A melhoria das notas daqueles cinco bancos baseia-se, de uma forma geral, nos perfis das carteiras de crédito, qualidade dos ativos, métricas de capital e níveis de rentabilidade.
No caso do BCP, a Moody’s nota que a rentabilidade pode ser "severamente afetada" pela operação na Polónia mas sublinha que, em base consolidada, as métricas de qualidade dos ativos da instituição financeira melhoraram em 2022.
O Novo Banco também tem um "perfil de crédito melhorado", mas o "rácio de ativos improdutivos (NPA) continua alto", em 7,9%.
Na semana passada, a Moody’s manteve a notação da dívida soberana de Portugal no penúltimo grau da categoria de investimento de qualidade (ou seja, dois níveis acima de "lixo"), mas melhorou o "outlook" (perspetiva para a evolução da qualidade da dívida), que passou de estável para positivo.
"A decisão da Moody’s de alterar a perspetiva para positiva reflete a crescente probabilidade de um longo período de reformas económicas e orçamentais, de desavalancagem das famílias e das empresas não financeiras, bem como de recuperação do setor bancário, que resultarão numa melhoria contínua e sustentada da qualidade do crédito, em particular na robustez económica e orçamental", sublinhou a agência no seu relatório.