Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Luís Guimarães de saída do conselho de administração do Montepio

O conselho de administração do Banco Montepio perdeu um administrador. De acordo com informação enviada à CMVM, Luís Guimarães renunciou ao cargo de vogal do conselho de administração e de presidente da comissão de auditoria da instituição financeira. 

Vitor Mota/Cofina
06 de Setembro de 2019 às 13:01
  • ...
O conselho de administração do Montepio ficou com menos um administrador. De acordo com informação enviada ao regulador do mercado, Luís Eduardo Henriques Guimarães renunciou ao cargo de vogal do conselho de administração e de presidente da comissão de auditoria da instituição financeira. 

"Informa-se que o Senhor Doutor Luís Eduardo Henriques Guimarães apresentou a sua renúncia ao cargo de vogal não executivo do conselho de administração do Banco Montepio, bem como ao cargo de presidente da comissão de auditoria", de acordo com o comunicado enviado pelo banco à CMVM, esta sexta-feira. 

Conforme avançou o Público, na quinta-feira, Luís Guimarães comunicou no início de agosto a Carlos Tavares, "chairman" do Montepio, que se demitia do cargo de presidente da comissão de auditoria do banco e, por inerência, do cargo de administrador não executivo. O gestor terá alegado falta de condições para exercer a função de forma independente, referindo-se à instabilidade da governação.

Esta informação, avançou ainda o jornal, foi reportada ao Banco de Portugal, que levou a um pedido da vice-governadora Elisa Ferreira para que o administrador se mantivesse no cargo até ao final do ano. 

Luís Guimarães concordou inicialmente com este pedido. Mas, escreve o Público, Carlos Tavares terá tomado a iniciativa de informar aos restantes administradores do Montepio da decisão durante a reunião do conselho de administração que se realizou esta quinta-feira. 
Ver comentários
Saber mais banca Montepio Carlos Tavares Luís Guimarães
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio