Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Líder do Montepio: “Situação reportada não reflecte quadro actual”

O presidente da Caixa Económica Montepio Geral escreveu aos trabalhadores garantindo que os alertas feitos pelo Banco de Portugal e noticiados pelo Expresso “não reflectem o quadro actual”. Félix Morgado garante que a carta do supervisor que exige mais capital é “preliminar”.

Bruno Simão/Negócios
13 de Março de 2017 às 17:28
  • ...

"A situação reportada não reflecte a situação em 2016 e, portanto, o quadro actual", garante José Félix Morgado, presidente da Caixa Económica Montepio Geral, numa mensagem enviada aos trabalhadores, depois de o Expresso ter noticiado uma carta do Banco de Portugal em que o supervisor aponta "um perfil de risco de nível elevado" à instituição.

 

O banqueiro alerta ainda que o aumento das exigências de solidez impostas ao Montepio, de um rácio mínimo de 10% para 11% previsto na missiva da instituição liderada por Carlos Costa, não é definitivo. "Trata-se de uma versão preliminar de decisão final do supervisor relativamente aos requisitos de capital" da caixa económica. E garante que a administração já respondeu à carta "esclarecendo ou referenciando situações ultrapassadas ao longo de 2016", segundo o documento, a que o Negócios teve acesso e que foi noticiado pelo Eco.

 

Além do elevado nível de risco do Montepio, a carta do Banco de Portugal refere que as exposições estratégicas "não garantem uma gestão sólida" da instituição e assinala que se verifica "uma consistente degradação da qualidade da carteira" de crédito. O supervisor aponta ainda a "fragilidade dos procedimentos e do controlo de qualidade dos dados dos diversos sistemas da instituição" e critica a não disponibilização de relatórios de monitorização de risco sobre activos e operações.

 

Aos trabalhadores, Félix Morgado garante que, "ainda em 2015, procedeu-se à revisão de procedimentos e áreas passíveis de melhoria do controlo e governo interno tendo sido implementados até ao final de 2016 um conjunto de acções que robusteceram o sistema de controlo interno". O banqueiro adianta ainda que a administração informou o Banco de Portugal de todas as iniciativas adoptadas "na resposta à consulta prévia antes referida", ou seja, à carta noticiada pelo Expresso. O líder da instituição diz mesmo que "essa mesma evolução vem sendo reconhecida pelo regulador".

 

Félix Morgado assume ainda o compromisso com o reforço dos procedimentos do Montepio. "A adaptação às melhores práticas é um processo contínuo em que todos estamos comprometidos no sentido de adopção das melhores práticas e recomendações, quer do Banco de Portugal, quer da EBA [Autoridade Bancária Europeia], em estreita colaboração com todas as entidades de supervisão".

Ver comentários
Saber mais Montepio caixa económica José Félix Morgado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio