Notícia
Governo italiano prepara pacote de 20 mil milhões de euros de ajuda à banca
O primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, anunciou esta segunda-feira que vai propor ao parlamento a constituição de um fundo de 20 mil milhões de euros de ajuda ao sector financeiro.
19 de Dezembro de 2016 às 23:58
"É uma medida de precaução", disse Paolo Gentiloni (na foto) esta segunda-feira à imprensa, referindo-se ao anúncio do 'pacote' de 20 mil milhões de euros.
"Acreditamos que é nosso dever tomar esta medida para proteger as poupanças" dos italianos. Espero que todos os grupos parlamentares partilhem esta responsabilidade", disse Gentiloni aos jornalistas, no final do conselho de ministros.
Com efeito, esta segunda-feira foi marcada pelo início do plano de recapitalização do Monte dei Paschi para assegurar esse reforço de capital de cinco mil milhões de euros através de um processo dividido em três fases.
O BMPS perdeu mais de 80% da sua capitalização de mercado desde o começo do ano, além de ter apresentado o pior desempenho nos testes de stress do Banco Central Europeu (BCE), em Julho.
O Monte dei Paschi precisa de garantir esta recapitalização de cinco mil milhões de euros, até ao final do mês, depois de o BCE ter recusado o seu pedido de extensão do prazo até meados de Janeiro. Mas se o plano fracassar, o Governo transalpino terá de avançar com a injecção de dinheiros públicos para salvar o banco (o chamado 'bailout'), o que implicará perdas para obrigacionistas e grandes depositantes.
O crédito malparado da banca italiana atinge os 360 mil milhões de euros, o que representa perto de um terço deste tipo de empréstimos na Zona Euro.