Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fosun entra no BCP com elogios à gestão e aos accionistas

O grupo chinês compra 16,7%, torna-se o maior accionista e ainda quer subir até aos 30%. É o "início de uma jornada com vista a dotar o banco de condições que permitam tirar partido do seu enorme potencial”, assinala o grupo chinês.

Miguel Baltazar/Negócios
20 de Novembro de 2016 às 12:44
  • ...

A Fosun vai entrar no BCP por 175 milhões e ocupará o lugar de maior accionista do banco. No âmbito desse movimento, o grupo chinês deixa elogios à administração, com quem fechou o acordo, e aos restantes accionistas que, no conselho, aprovaram o investimento da Fosun.

 

"Sem a enorme determinação da administração do BCP e o apoio dos accionistas de referência do banco não teria sido possível enfrentar a complexidade desta operação", indica a Fosun em nota oficial depois de anunciado o entendimento que dá aos chineses 16,7% do banco.

 

A intenção de entrar na instituição financeira portuguesa foi demonstrada em Julho e, desde aí, têm vindo a ser satisfeitas as condições que a Fosun colocou para concretizar o seu investimento. Algumas dessas condições, como a realização do reagrupamento de acções, tiveram de ter o aval da administração. Da mesma forma, os accionistas de referência, Sonangol, Sabadell e EDP, também deram a sua aprovação, mesmo com as respectivas posições a diluírem.

 

"A Fosun corresponderá a esta manifestação de boas-vindas através de um apoio activo na formulação de propostas de valor para o robustecimento do banco e desenvolvimento da sua estratégia de longo prazo", indica o grupo que, em Portugal, já detém a Fidelidade e a Luz Saúde. 

 

Não são dados pormenores específicos sobre que propostas podem ser essas, ainda que haja a indicação de um acordo na área dos seguros, mas não no mercado nacional no longo prazo. "Considerando as sinergias e oportunidades de desenvolvimento de negócio, o memorando de entendimento prevê a existência subsequente de conversações para, em condições de mercado e sem compromisso de resultados, estabelecer acordos de longo prazo de distribuição de seguros fora de Portugal", indica o BCP no seu comunicado. Em Portugal, a Fosun detém a Fidelidade e o BCP tem parceria com a Ocidental e o Negócios já tinha revelado que a Fidelidade estaria fora deste entendimento, para não alterar as parcerias dos dois grupos.

 

"A entrada da Fosun no capital do BCP representa um passo importante para a consolidação da estratégia de internacionalização do Grupo Fosun", revela ainda o conglomerado chinês, antecipando que este é o "início de uma jornada com vista a dotar o banco de condições que permitam tirar partido do seu enorme potencial".

 

O grupo adquiriu, por 175 milhões de euros, uma participação de 16,7% no BCP. Mas mantém e reforça a intenção de chegar aos 30%. 

Ver comentários
Saber mais Fosun BCP Aumento de Capital Nuno Amado Sonangol Sabadell EDP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio