Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

FMI alerta: “Liquidez aparentemente abundante pode evaporar repentinamente”

O FMI defende a adopção de medidas que ajudem a evitar uma nova crise de liquidez nos mercados financeiros internacionais. No relatório sobre a estabilidade financeira mundial, a instituição aponta os riscos à resiliência de liquidez, como o fim das medidas que os bancos centrais têm em curso.

Reuters
29 de Setembro de 2015 às 14:30
  • 2
  • ...

Existem fragilidades que podem pôr em causa a resiliência da liquidez do mercado, conclui o Fundo Monetário Internacional (FMI) no relatório sobre a Estabilidade Financeira Mundial, publicado esta terça-feira, 29 de Setembro. Daí a necessidade de serem adoptadas medidas que permitam evitar uma nova crise de liquidez.

 

"Uma liquidez aparentemente abundante também se pode evaporar rapidamente", sublinha a instituição liderada por Christine Lagarde, alertando para as fragilidades da situação actual que subsistem apesar de os bancos centrais dos Estados Unidos e da Zona Euro terem em marcha programas de compra de activos destinados a garantir a liquidez dos mercados mundiais.

 

"Os actuais níveis de liquidez de mercado estão a ser sustentados por condições cíclicas favoráveis e alguns factores estruturais pode estar a erodir a sua resiliência", refere o FMI, alertando: "Quando os factores cíclicos, em determinado momento, mudarem, a exposição às fragilidades existentes pode produzir uma deterioração súbita da liquidez do mercado e um contágio a todas as classes de activos".

 

Daí que o relatório recomende a adopção de algumas medidas destinadas a evitar que as fragilidades existentes ponham em causa a resiliência da liquidez existentes nos mercados, como a adopção de políticas preventivas que garantam a disponibilidade de fundos. O FMI sugere que haja uma monotorização da evolução da liquidez e que seja definida uma estratégia para lidar com episódios de falta de fundos.

 

Esta preocupação deve estar sempre presente na definição das políticas monetárias dos bancos centrais, assinala o Fundo, apelando ainda a que "o processo de normalização da política monetária dos Estados Unidos" seja acompanhado de uma "boa comunicação e atenção à evolução da liquidez nos mercados para evitar disrupções na liquidez dos mercados desenvolvidos e emergentes".

 

A entidade liderada por Lagarde recorda ainda que a reforma das infra-estruturas de mercados, como a igualdade de acesso a plataformas de negociação electrónica e a sua harmonização, podem contribuir para "mercados de capitais mais abertos e transparentes", que dão mais garantias de liquidez. E recomenda uma "reavaliação das restrições à negociação de derivados", bem como medidas regulatórias para "reduzir as diferenças de liquidez e a vantagem dos fundos de investimento" no acesso a recursos.
Ver comentários
Saber mais FMI liquidez estabilidade financeira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio