Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

G20 preocupado com riscos de liquidez nos fundos

O grupo com as 20 maiores potências mundiais identifica riscos na indústria de gestão de activos, com o risco de liquidez a liderar as preocupações.

11 de Abril de 2016 às 12:12
  • ...

A indústria de fundos de investimento está na mira do Grupo das 20 maiores economias do mundo. O Conselho de Estabilidade Financeira do G20 considera que é necessário manter a vigilância sobre a gestão de activos, realçando que uma crise de liquidez é a principal preocupação na indústria.


Na última reunião de Conselho de Estabilidade Financeira, liderado pelo governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, os membros deste organismo identificaram aqueles que consideram ser os pontos débeis da indústria e elaboraram uma conjunto de recomendações regulatórias para a indústria, segundo um comunicado citado pela Expánsion.


O objectivo é que, depois de ir a consulta pública junto do sector, o documento com as recomendações esteja pronto para que, a partir daí o supervisor de cada país possa acelerar a sua aplicação.


A liquidez surge no topo das preocupações. Ou seja, a dificuldade que as gestoras possam ter em reembolsar clientes e as consequências que isto pode ter para a estabilidade financeira mundial.


O Conselho de Estabilidade Financeira defende mesmo a necessidade de realizar testes de stress junto das gestoras, para "determinar a capacidade individual e colectiva dos fundos de investimento para responder a reembolsos de clientes em condições de tensão dos mercados", refere o documento publicado esta segunda-feira, 11 de Março.


Já antes do G20 ter alertado para os riscos na indústria de gestão de activos, também o Fundo Monetário Internacional (FMI) tinha referido eventuais problemas no sector, nomeadamente em fundos que investem em activos menos líquidos, como dívida de empresas.


Ainda assim, o organismo do G20 não adiantou quais as medidas que recomenda para o sector, mas, segundo o jornal espanhol, algumas gestoras apostam na implementação de comissões de saída mais elevadas que desincentivem elevadas ondas de resgate em activos com menor liquidez.

Ver comentários
Saber mais G20 FMI fundos de investimento liquidez gestão de activos recomendações resgates reembolsos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio