Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Faltam 305 mil milhões na banca para cumprir as exigências dos reguladores

Os principais bancos internacionais cumprem os critérios mínimos exigidos pelo regulador, divulga o Comité de Basileia. Mas 4% dos bancos não cumpria ainda a meta exigida para 2015 e 20% a meta de 2019.

Reuters
03 de Março de 2015 às 14:10
  • ...

O Comité de Supervisão Bancária de Basileia divulgou esta terça-feira os dados da implementação do acordo de Basileia III, que pretende reforçar a capacidade dos bancos para enfrentar uma nova crise financeira. De acordo com o relatório, que contém dados de Julho de 2014, todos os grandes bancos internacionais já cumprem os critérios mínimos de capital de Basileia III. Mas, há ainda 4% dos bancos que, em Julho de 2014, não cumpria o rácio de cobertura de liquidez exigido desde o início de 2015. Para o objectivo final faltam 305 mil milhões de euros. 

 

O Comité, que está integrado no Bank for International Settlements, destaca uma leitura positiva dos dados recolhidos. Faltam 3,9 mil milhões de euros aos grandes bancos para atingirem o objectivo de um rácio de 7% do Common Equity Tier 1 (CET1), valor que compara com 15,1 mil milhões de euros em Dezembro de 2013 e 485,6 mil milhões de euros em Junho de 2013. O segundo grupo de bancos analisado no relatório, de menor dimensão, está a 1,8 mil milhões de euros deste objectivo, face aos 9,4 mil milhões de euros do período anterior. A média de rácio de capital CET1 está nos 10,8% para os maiores bancos e 11,8% no segundo grupo.

 

Mas, há ainda 4% dos bancos que não cumpre o rácio de cobertura de liquidez a 60%, objectivo já em vigor, e 20% dos bancos que não cumpre a 100% o rácio de cobertura de liquidez, que entra em vigor em 2019. Para cumprir os 60% do rácio, meta em vigor desde o início do ano, em Junho de 2014, faltavam 155 mil milhões de euros (menos de 0,3% do total de activos). Para o cumprimento a 100% dos requisitos mínimos do rácio de cobertura de liquidez agregado, faltam 305 milhões de euros. Ou seja, a diferença entre os activos líquidos de elevada qualidade e os "net cash outflows" (fluxo de caixa líquido) dos bancos que ainda não cumprem este requisito a 100% soma este montante. Este valor representa aproximadamente 0,5% do total de 58,6 biliões de euros de activos da amostra agregada.

 

No total do sector, o Comité de Basileia estima um excedente bruto de 1,670 biliões de euros, o que contrasta com este défice de 305 milhões, "uma vez que é assumido que o excesso de activos de um banco pode compensar o outro". "Na prática, a posição agregada na indústria deverá encontrar-se entre estes dois valores, dependendo da eficiência dos bancos em redistribuir liquidez no sistema", afirma o Comité no relatório

Ver comentários
Saber mais Comité de Supervisão Bancária de Basileia Basileia Common Equity Tier Banco Comité de Basileia banca rácios de capital supervisão regulador Basileia III
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio