Notícia
Estado deverá recuperar 67 milhões de euros do BPP Cayman
O litígio entre o Estado, o BPP e o BPP Cayman, que se arrastava desde 2009, pode ter fim à vista, avança o Expresso. A verba a receber pelo erário público será usada para abater ao dinheiro injectado em 2008 no BPP.
Um acordo entre o Governo, o BPP, SA e o BPP Cayman, instituições em liquidação, deverá permitir ao Estado reaver 67 milhões de euros.
De acordo com o Expresso, que este sábado noticia o entendimento, o erário público receberá desde já 7 milhões de euros relativos a créditos dados como garantia ao Estado e que foram recuperados pelo BPP Cayman.
O restante valor, a maior fatia de 60 milhões de euros, está incluída numa verba total de 100 milhões de euros que eram reclamados pelo Estado, BPP e BPP Cayman. Estas duas últimas entidades receberão 15 e 25 milhões de euros, respectivamente, conduzidos depois para as suas massas falidas.
Os 67 milhões de euros serão usados para abater aos 450 milhões de euros colocados em 2008 por seis bancos no BPP, injecção feita com garantia estatal.
Para que o dinheiro dê entrada nos cofres públicos é ainda necessário que os tribunais em Portugal e nas ilhas Cayman dêem o seu assentimento ao acordo alcançado e que demorou dois anos a obter.