Notícia
ESFG com prejuízos de 864 milhões em 2013
A “holding” que controla o BES registou prejuízos de 864 milhões de euros no ano passado. As perdas resultaram da provisão especial de 700 milhões que o ESFG teve de registar para a exposição à área não financeira do GES. E também dos prejuízos do BES.
O Espírito Santo Financial Group (ESFG), “holding” que controla o BES, registou prejuízos de 864 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 313 milhões em 2012.
A deterioração dos resultados reflectiu, sobretudo, a provisão especial de 700 milhões de euros que a sociedade teve de registar para garantir o reembolso do papel comercial de empresas da área não financeira do Grupo Espírito Santo (GES) vendido a clientes do BES.
Também as perdas de 517,6 milhões registadas pelo BES penalizaram o desempenho do ESFG. Já a área seguradora da “holding” liderada por Ricardo Salgado contribuiu positivamente para os resultados. A Tranquilidade lucrou 19 milhões de euros, a T-Vida teve resultados de 4,3 milhões, enquanto a BES Vida contabilizou lucros de 302,8 milhões, valor inflacionado pela operação de resseguro da carteira vida, que contribuiu com 150 milhões.
(Notícia actualizada às 19h55)