Notícia
Discurso da Fed e redes sociais contribuíram para o fim do SVB, defende ex-CEO
Além de reconhecer as fragilidades do banco, Greg Becker, explicou que as comparações com o colapsado Silvergate nas redes sociais a par do discurso, alegadamente contraditório da Fed, contribuíram para o fim do banco californiano.
O ex-CEO do colapsado Silicon Valley Bank (SVB), Greg Becker, defendeu diante do Senado dos EUA que tanto a Reserva Federal (Fed) norte-americana como as redes sociais contribuíram para o fim do banco californiano.
Greg Becker recordou que antes da Fed desencadear um ciclo de aperto monetário defendeu que "a inflação era ‘transitória’" e de que "passou uma mensagem de que as taxas de juro permaneceriam baixas".
"Na realidade, entre o arranque de 2020 e o início de 2021, os bancos compraram em conjunto 2,3 biliões de dólares em ativos neste ambiente de baixas taxas de juro criado pela Fed", acrescenta o ex-CEO do SVB.
Além disso, Becker destacou o impacto do pânico gerado nas redes sociais e que se veio a refletir na sangria dos depósitos momentos depois.
"A queda do Silvergate e a comparação com o SVB causou rumores e e equívocos que rapidamente se espalharam [pelo universo] online e que levou a uma corrida sem precedentes aos depósitos" custodiados no SVB, sublinhou o antigo líder do banco californiano.
Segundo as contas do próprio Greg Becker, em dez horas do dia nove de março "foram levantados 42 mil milhões de dólares em depósitos, o equivalente a aproximadamente um milhão de dólares por segundo".
Paralelamente a estes dois fatores, Becker não deixou de reconhecer algumas fragilidades do banco, apontadas por reguladores e auditores, mas lembrou que o banco tentou melhorar a liquidez em 2022 assim como a equipa de gestão de risco.
"A aquisição do SVB foi devastadora do ponto de vista pessoal e profissional. Lamento como isso afetou os trabalhadores, clientes e acionistas do banco", rematou o ex-CEO da instituição.
O SVB fechou portas em março, após uma crise de liquidez. Em comunicado, a agência federal norte-americana responsável pelos depósitos, a FDIC, anunciou a constituição de um fundo próprio para os quais são transferidos os depósitos custodiados pelo Silicon Valley Bank.