Notícia
Deutsche Bank conclui aumento de capital de 8 mil milhões de euros
Os accionistas do maior banco europeu exerceram 98,9% dos direitos, garantindo o sucesso da operação, que constitui o quarto aumento de capital desde 2010.
O germânico Deutsche Bank concluiu com sucesso o aumento de capital de 8 mil milhões de euros anunciado no início do mês de Março, com o objectivo de melhorar a situação financeira da instituição, depois de dois anos consecutivos de prejuízos.
O Deutsche Bank "completou com sucesso o aumento de capital (…) anunciado a 5 de Março de 2017", informa o banco em comunicado, acrescentando que o número de acções aumentou em 687,5 milhões para 2.066,8 milhões.
O preço de subscrição era de 11,65 euros e foram exercidos 98,9% dos direitos de subscrição. "As restantes novas acções que não foram subscritas serão vendidas no mercado", segundo adianta o banco alemão.
A operação foi levada a cabo por um sindicato de 30 bancos, incluindo o Credit Suisse, o Barclays, o Goldman Sachs, o BNP Paribas e o Morgan Stanley.
O aumento de capital faz parte do novo plano estratégico anunciado no início do mês passado, e que prevê também uma forte redução de custos e a alienação de uma posição minoritária no seu negócio de gestão de activos - que gere 774 mil milhões de euros - através de uma oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) ao longo dos próximos dois anos, permitindo encaixar pelo menos mais dois mil milhões de euros.
Esta quarta-feira, foi avançado que a instituição, que cortou bónus pelo segundo ano consecutivo, está a perder vários quadros de topo como resultado da nova estratégia. Pelo menos três executivos, Kevin Burke, Neil Hosie e Patrick Kelly, saíram da unidade do banco na Ásia. Holger Knittel aceitou um novo cargo na casa-mãe do banco em Frankfurt.
O banco alemão ficou debaixo de fogo em Setembro, quando as autoridades norte-americanas exigiram o pagamento de uma coima de 14 mil milhões de dólares para encerrar um processo relacionado com a venda irregular de instrumentos financeiros.
O Deutsche Bank recusou o valor da multa e deu início a um processo de negociações com as autoridades dos Estados Unidos, que culminaria no final de Dezembro, num acordo mais favorável para o banco: uma multa civil de 3,1 mil milhões de dólares e 4,1 mil milhões de dólares em compensações aos consumidores, num total de 7,2 mil milhões de dólares.