Notícia
Desconto no aumento de capital pressiona acções do BCP
Por cada acção, os accionistas do BCP vão receber um direito, com o qual poderão subscrever 15 novas acções, mediante o pagamento de 9,4 cêntimos por cada uma.
As acções do Banco Comercial Português deverão estar sob pressão na sessão desta terça-feira, 10 de Janeiro, com os investidores a reflectirem na negociação dos títulos a informação sobre o aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros.
Os títulos fecharam esta segunda-feira nos 1,0412 euros e deverão agora reflectir o desconto que será aplicado no aumento de capital. As novas acções serão emitidas a 9,4 cêntimos cada uma, o que representa um desconto de 90% face à última cotação.
Desconto de 38,6%
Tendo em conta o valor teórico dos títulos após o aumento de capital (cada acção dá o direito a subscrever 15 novos títulos), o desconto é de 38,6%, sendo que deverá servir de barómetro para a abertura das acções esta terça-feira.
Por cada acção que detêm actualmente, os accionistas vão receber um direito, que por sua vez garante a subscrição de 15 novas acções, mediante o pagamento de 9,4 cêntimos por cada uma.
Somando o encaixe com o aumento de capital (1,33 mil milhões de euros), à capitalização bolsista actual (983,5 milhões de euros), o BCP apresenta um valor de mercado pós-aumento de capital de 2,315 mil milhões de euros. Dividindo este valor pelo número de acções após a conclusão da operação (15.113.989.952), o valor teórico da acção do BCP pós aumento de capital e destaque dos direitos é de 0,1532 euros.
Tendo em conta a actual cotação do BCP (fecho de segunda-feira, 9 de Janeiro), cada direito do BCP apresenta um valor teórico de 0,888 euros. Este valor corresponde à diferença entre a cotação actual e a cotação teórica pós destaque dos direitos. Pode também ser encontrado multiplicando 15 (número de acções que cada direito permite subscrever) pela diferença entre o preço teórico da acção pós destaque dos direitos (0,1532 euros) e o preço do aumento de capital (0,094 euros).
Contudo, este valor teórico dos direitos é nesta altura apenas uma referência, pois vai variar em função da evolução da cotação das acções.
Ajuste técnico das acções ainda sem data
Apesar de já ter anunciado a realização do aumento de capital, não há ainda datas para as várias etapas do aumento de capital. Quando a operação arrancar oficialmente haverá lugar ao destaque dos direitos, sendo que nessa altura as acções vão sofrer um ajuste técnico em bolsa.
Se nessa altura a cotação do BCP for a actual (1,0412 euros), o valor da acção ajustará para 0,1532 euros e em troca os accionistas recebem um direito que nessa altura terá um valor teórico de 0,888 euros.
Contudo será pouco provável que quando acontecer o ajuste técnico nas acções estas apresentem uma cotação idêntica à actual, uma vez que já esta terça-feira os títulos deverão reflectir o desconto de 38% que foi aplicado na operação.
É pelo menos este o comportamento habitual das acções de empresas nas sessões posteriores aos anúncios de aumento de capital, com os investidores a posicionarem-se nos títulos reflectindo já a informação referente à operação.
Os números do aumento de capital do BCP
Novas acções a emitir: 14.169.365.580
Acções após aumento e capital: 15.113.989.952
Preço do aumento de capital : 9,4 cêntimos por acção
Encaixe com aumento de capital: 1,33 mil milhões de euros
Preço teórico da acção após aumento de capital: 15,32 cêntimos*
Desconto face ao preço teórico da acção: 38,6%
Desconto face ao preço da acção: 90%
Preço teórico dos direitos: 88,8 cêntimos*
Valor de mercado do BCP pós aumento de capital: 2,315 mil milhões de euros
*Tem em conta cotação de fecho do dia de anúncio do aumento de capital, nos 1,0412 euros