Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa diz que ainda não há decisão sobre entrada da Santa Casa no Montepio

No último debate quinzenal de 2017, o primeiro-ministro garantiu que a auditoria pedida pela Santa Casa às contas do Montepio e do accionista ainda não está concluída.

Montepio tem a taxa de juro mais elevada
Entre os bancos que definem a remuneração do depósito em função da relação do cliente, o Montepio oferece o juro mais alto: 1,3%, em média, no prazo de 12 meses. Com um mínimo de investimento de cinco mil euros, o 'Montepio 4D' obriga os clientes a terem pelo menos quatro produtos. Caso contrário, paga 0,25%, em média.
Marta Moitinho Oliveira martaoliveira@negocios.pt 20 de Dezembro de 2017 às 16:51

O primeiro-ministro disse esta quarta-feira que ainda não há decisão sobre uma possível entrada da Santa Casa no capital do Montepio, nem mesmo a auditoria que foi pedida.

António Costa falava no último debate quinzenal de 2017 em resposta a questões colocadas pelo líder parlamentar do PSD, Hugo Soares.

"Até ao dia de hoje a auditoria continua a não estar concluída e nenhuma decisão está tomada", disse o chefe do Governo depois de ler passagens de um comunicado emitido ontem ao final do dia pelo ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Nesse comunicado, Pedro Santana Lopes, que saiu do cargo para se candidatar à liderança do PSD, afirmou que "tendo sido solicitada, pelo Governo e pelo Banco de Portugal, essa decisão, eu e a então mesa da Santa Casa entendemos, como é natural, que antes de mais, deveria ser efectuada uma auditoria à situação quer da Caixa Económica do Montepio, quer do seu accionista, Associação Mutualista".

"Até à data que cessei as funções de Provedor, esse estudo/auditoria, entregue a uma instituição financeira, ainda não tinha chegado, pelo que o processo não teve desenvolvimento", acrescentava. Esta foi uma das passagens do comunicado de Santana Lopes que António Costa leu no hemiciclo.


No comunicado, Santana explicou que "o tema foi de facto, suscitado e tratado em reuniões havidas com o Governo e com o Banco de Portugal. Da parte dessas entidades, a matéria foi tratada com a SCML com a devida correcção pessoal e institucional. As duas entidades assumiram ver com bons olhos essa possibilidade, tendo declarado sempre que respeitavam a esfera da autonomia da SCML".

Ver comentários
Saber mais Montepio António Costa Santa Casa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio