Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Commerzbank supera lucros de mil milhões pela primeira vez em cinco anos

A instituição financeira alemã, que teve de recorrer na crise financeira a ajuda pública, vai distribuir pela primeira vez dividendos desde 2007.

Negócios 12 de Fevereiro de 2016 às 07:55
  • 1
  • ...
O Commerzbank lucrou mil milhões de euros em 2015, depois de no ano anterior ter registado lucros de 266 milhões de euros, anunciou esta sexta-feira, 12 de Fevereiro a instituição financeira.

Também no quarto trimestre os resultados foram acima das estimativas. A instituição lucrou 187 milhões de euros, depois de há um ano ter registado prejuízos de 280 milhões, devido ao pagamento de 1,4 mil milhões de dólares nos Estados Unidos, por acordo com as autoridades norte-americanas, para pôr fim às investigações que verificaram a violação de medidas sobre lavagem de dinheiro. O valor apurado para os últimos três meses de 2015 superaram as estimativas que, pelos analistas contactados pela Bloomberg, apontavam para um lucro médio de 156,1 milhões de euros.

O banco confirmou, assim, que vai pagar um dividendo de 20 cêntimos por acção, o que será o primeiro pagamento aos accionistas desde 2007.

O presidente executivo do Commerzbank, Martin Blessing, recorda a Bloomberg, deverá sair da instituição em Outubro, com o fim do contrato depois de ter ajudado na reestruturação da instituição depois de uma ajuda pública de 18,2 mil milhões de euros, durante a crise financeira global. No comunicado, o gestor é citado dizendo que "2015 mostrou que a nossa estratégica é a acertada e que a sua implementação tem sido bem sucedida. Pela primeira vez em cinco anos conseguimos um lucro acima de mil milhões de euros e tivemos um reforço nos nossos rácios de capital".

O desempenho operacional e a rentabilidade também melhoraram em 2015. Os resultados operacionais do grupo aumentaram para 1,9 mil milhões de euros, face aos 689 milhões de 2014. As receitas antes de provisões para malparado melhoraram mil milhões para 9,76 mil milhões de euros. As provisões foram de 696 milhões de euros. 

Os custos operacionais ficaram nos sete mil milhões de euros, o que é um aumento face aos 6,9 mil milhões de euros, devido, segundo é explicado no comunicado, aos efeitos cambiais e aos custos com obrigações decorrentes de medidas do Banco Central Europeu.

O banco ainda incorreu numa despesa de 114 milhões de euros com reestruturações.



Ver comentários
Saber mais banca Commerzbank dividendo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio