Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno vai explicar venda do Novo Banco na sexta-feira

Os ministros são "sempre" informados sobre "todas as questões relevantes", mas o processo do Novo Banco será explicado sexta-feira, 31 de Março, pelo ministro das Finanças.

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Março de 2017 às 14:07
  • ...
"O Conselho de Ministros e os ministros são sempre informados sobre todas as questões relevantes para gestão administrativa e matéria financeira". Assim começou Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência, a falar na conferência de imprensa que se segue ao Conselho de Ministros sobre o processo de venda do Novo Banco.

Uma resposta que indirectamente remete para declarações de Assunção Cristas, antiga ministra da Agricultura do Governo de Passos Coelho, que em entrevista ao Público declarou que "o assunto BES nunca foi discutido em Conselho de Ministros com profundidade. [Foi] referido apenas". O que a líder do CDS atribui à visão do ex-primeiro-ministro de que o Governo não se devia envolver nas questões da banca, já que para isso existia o Banco de Portugal, com funções de supervisor independente. "O Conselho de Ministros nunca foi envolvido nas questões da banca", disse ainda Assunção Cristas, realçando que "nunca os temas da banca foram discutidos em profundidade no Conselho de Ministros".

No entanto, garantiu que "o senhor ministro dará todas as explicações amanhã [sexta-feira, 31 de Março] sobre o processo de venda de Novo Banco", acrescentando no final que não podia confirmar a venda à Lone Star de 75% do Novo Banco.

Questionada sobre a possibilidade de ainda haver outras propostas, Maria Manuel Leitão Marques diz que "até ao fim pode haver outras propostas, em termos teóricos, mas esperemos que a questão possa ser fechada muito em breve", a bem de "todos os contribuintes, do governo, do país em geral e da estabilidade financeira do país, que é um bem precioso".

A Apollo que foi um dos concorrentes ao Novo Banco já veio dizer que a venda como está a ser feita não é a que estava prevista no caderno de encargos do processo de alienação, mostrando-se, assim, disponível para voltar à mesa das negociações.

Mário Centeno e António Costa já revelaram esta semana que o acordo de promessa de compra e venda do Novo Banco deve ficar concluído esta semana. Agora, Maria Manuel Leitão Marques concretiza que Mário Centeno dará explicações sexta-feira. 

(Notícia actualizada com mais informações)
Ver comentários
Saber mais Maria Manuel Leitão Marques Conselho de Ministros Novo Banco Centeno
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio