Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno falou com Miranda Sarmento sobre resultados “poucos dias depois da posse”

Ministro das Finanças manifestou surpresa com o resultado negativo do Banco de Portugal em 2023, mas o Governador assegura que falou com o governante poucos dias após a tomada de posse.

Rodrigo Antunes/Lusa
19 de Junho de 2024 às 12:28
  • 7
  • ...
O Governador do Banco de Portugal garante que falou com o ministro das Finanças sobre os resultados negativos do Banco de Portugal nos dias seguintes à tomada de posse do Executivo da AD, que ocorreu no dia 2 de abril.

"A primeira conversa neste contexto com o ministro Sarmento foi poucos dias depois da tomada de posse, a meu pedido, e tivemos oportunidade de falar sobre os resultados do Banco de Portugal", afirmou Mário Centeno na Comissão de Finanças.

O prejuízo operacional de 1.054 milhões de euros registado pelo banco central em 2023 foi alvo de polémica depois de no parlamento, a 11 de abril, o Ministro ter manifestado surpresa e preocupação com os números avançados pelo Negócios na véspera.

Nesta quarta-feira, o Governador reiterou que falou com o ministro e adiantou que isso aconteceu nos dias seguintes à tomada de posse, sendo que nas comunicações oficiais nunca faltou informação.

"O Banco de Portugal comunicou ao Ministério das Finanças, independentemente de quem fosse o Ministro, todos os resultados nos momentos em que estava legalmente obrigado a fazê-lo", assegurou o responsável máximo do supervisor, sublinhando que o mesmo aconteceu em comunicações não institucionais: "É evidente que a deterioração de resultados foi sempre comunicada em reuniões e conversas", disse.

Em 2023, o BdP registou um prejuízo operacional de 1.054 millhões de euros, mas utilizou a provisão para riscos gerais para conseguir um resultado líquido nulo.
Ver comentários
Saber mais Mário Centeno Banco de Portugal Miranda Sarmento prejuízos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio