Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CDS acusa Governo de estar capturado por nova gestão da Caixa

"Só sabemos que são mais administradores e que vão ganhar mais. Deve ser isso que contenta o PCP e o BE", ironizou João Almeida no Parlamento, acusando o Governo de uma "estratégia omissa e errada".

01 de Julho de 2016 às 12:17
  • ...

O CDS-PP defende que o actual Governo, representante do Estado accionista da Caixa Geral de Depósitos, está capturado pela nova gestão do banco público, liderada por António Domingues.

 

Segundo o deputado centrista João Almeida, nada se sabe sobre o que está a ser preparado para a Caixa Geral de Depósitos a não ser que os valores da recapitalização da instituição financeira partem de uma "exigência" da nova gestão".

 

"Isso faz com que o accionista esteja capturado pela gestão. É incorrer no erro, ficarem completamente capturados por uma equipa de gestão", atacou ainda o deputado do partido liderado por Assunção Cristas no debate parlamentar que o PS agendou para discutir o sistema financeiro nacional. 

 

Do CDS só vieram críticas para a nova situação da Caixa Geral de Depósitos e para o facto de não serem conhecidos pormenores sobre o que irá acontecer. "Só sabemos que são mais administradores e que vão ganhar mais". A nova equipa será constituída por 19 elementos. O Negócios avançou ontem que o Presidente da República já promulgou o fim dos tectos salariais que afectavam a Caixa Geral de Depósitos, o que permitirá o pagamento de remunerações mais altas do que as praticadas até aqui. "Deve ser isso que contenta o PCP e o BE", ironizou o centrista.

 

"É uma estratégia omissa e errada", classificou ainda João Almeida, acrescentando que o Executivo não é capaz de explicar planos de gestão e de mudanças na "governance" que vão ser instituídos. 

 

A nova gestão do banco público, liderada pelo antigo administrador do BPI António Domingues, ainda não foi eleita pelo seu accionista único. Uma das suas tarefas será liderar a capitalização da instituição financeira, num valor que não está ainda definido mas que a imprensa tem dito que se situa em torno de 4 mil milhões de euros, além de empreender a reestruturação que terá de ser feita para que essa injecção de capital não deturpe regras de concorrência. 

 

Ver comentários
Saber mais CDS Governo João Almeida António Domingues Caixa Geral de Depósitos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio